Home Portal Notícias CPI está mostrando a importância do BNDES para o desenvolvimento nacional, diz Armando Monteiro

CPI está mostrando a importância do BNDES para o desenvolvimento nacional, diz Armando Monteiro

6 min read
0

armandomonteiro luismacedo

Ao discorrer sobre o papel de destaque do BNDES na formação da indústria de base do Brasil, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, disse nesta quinta-feira (19), na audiência da CPI do BNDES, que a CPI não vai atingir a imagem da instituição, ao contrário, será a oportunidade da população brasileira tomar conhecimento da importância do banco para o desenvolvimento do país.

“Confesso que temi, no primeiro momento, que essa CPI, de certo modo, pudesse atingir esta instituição num momento delicado da vida nacional. Faço agora, publicamente, a revisão da minha avaliação. A CPI é uma oportunidade para que se amplie o conhecimento a respeito do BNDES. Ao final, o banco ganhará porque ampliará a compreensão do seu insubstituível papel”, afirmou o ministro.

No entanto, ele fez questão de frisar que, muitas vezes, o debate político é marcado por posições que não são, claramente, decorrentes de maior conhecimento a respeito de determinado assunto. “Eu reconheço a complexidade das operações de um banco como o BNDES. Esse debate vai produzir como saldo conhecimento da instituição e dos seus processos decisórios”, salientou.

O ministro chamou a atenção dos membros da CPI sobre o rigor com que o banco conduz as suas operações. Ele disse que o BNDES sempre se distinguiu pela excelência de seus quadros técnicos. Isso, segundo ele, é algo que tem reconhecimento no país e no mundo. Ele destacou, ainda, que o banco recebe muitas críticas do setor empresarial que reclama da demora no ciclo de análise adotada pela instituição.

“Elas demoram porque o processo de análise se reveste não apenas de maior rigor técnico, mas da existência de vários comitês de análises que, ao final, confere a decisão do banco esse caráter de grande escrutinador”, enfatizou.

Solidez – Armando Monteiro destacou a solidez da instituição. Disse que ao longo do tempo o BNDES conservou a solidez do ponto de vista financeiro e operacional. Segundo ele, apesar de ser um banco de desenvolvimento, nunca negligenciou naquilo que deve ser o compromisso de qualquer instituição financeira, que é o de zelar pelo retorno e pela qualidade de seus créditos.

“O BNDES se mantém com estrutura saudável, com liquidez, e tem o reconhecimento internacional em todos os critérios de avaliação aplicados a instituições semelhantes no mundo”, disse o ministro, se referindo à solidez associada ao baixo índice de inadimplência registrado pela instituição financeira.

“O papel extraordinário que o banco cumpriu e cumpre como instrumento indispensável à política industrial do país, a excelência de seus quadros, a qualidade de seus processos e sua governança, faz com que a instituição tenha, junto à comunidade internacional, o reconhecimento de que é uma instituição sólida e saudável”, reiterou o ministro.

Benildes Rodrigues

Foto: Luis Macedo

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 19/9/2…