Home Portal Notícias Presidenta Dilma, artistas, políticos, intelectuais, lideranças do campo e da cidade homenageiam Lula

Presidenta Dilma, artistas, políticos, intelectuais, lideranças do campo e da cidade homenageiam Lula

11 min read
0

Lula

Luiz Inácio Lula da Silva, o torneiro mecânico que ao assumir a Presidência da República em 2003, revolucionou a forma de governar e transformou a vida de milhões de brasileiros dando dignidade e cidadania, comemora 70 anos nesta terça-feira (27). “Eu, que durante tantas vezes, fui acusado de não ter um diploma superior, ganho, como meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país”, disse Lula em discurso emocionado no momento da sua diplomação, em 2002.

Não foram poucas as manifestações de elogios ao ex-presidente nas redes sociais durante toda esta terça-feira. Lideranças nacionais, internacionais, artistas, intelectuais, governadores, prefeitos, ministros, representantes de movimentos sociais, jogadores e técnico de futebol fizeram questão de registrar o reconhecimento, o carinho, o afeto, admiração e o respeito ao ex-presidente Lula.

“Homenageio o parceiro de todas as horas, o retirante nordestino que transformou o Brasil. O presidente que conquistou o coração dos brasileiros”, disse a presidenta Dilma Rousseff em vídeo gravado especialmente para celebrar os 70 anos do ex-presidente. “Uma trajetória como a sua, que tenho orgulho de dar continuidade e que posiciona o Brasil com dignidade, grandeza e soberania no cenário mundial. Sua visão de um Brasil mais justo e digno o levou a criar oportunidades como nunca para o povo do nosso país”, completou a presidenta.

“Eu quero aqui dar os parabéns a você em nome de toda a militância do PT, mas também em meu nome”, manifestou  Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores.

O ex-presidente da França, Nicolás Sarkozy reconheceu o papel desempenhado pelo ex-presidente Lula na aproximação entre o Brasil e a França. Para ele, a relação entre os dois países evoluiu graças à visão e à liderança internacional de Lula.

“Quero manifestar toda a minha amizade. Você foi um grande líder, não só para o Brasil, mas também para o mundo”, reconheceu o presidente francês. “Meu amigo Lula. Te desejo uma vida longa, uma saúde maravilhosa e, se você voltar à vida política, então, talvez, teremos a oportunidade de trabalhamos juntos novamente. Viva o Brasil! Viva a França!”, saudou Sarkozy.

“Nós ainda temos muita coisa para fazer nesse mundo afora. Erradicar a fome é possível. O senhor mostrou isso no Brasil”, reconheceu José Graziano, diretor-geral da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO).

“Em nome de todos os africanos que conhecem a outra margem do ‘rio’ Atlântico, nós desejamos o melhor nestes seus 70 anos”, disse o secretário-executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, Carlos Lopes reconhecendo a contribuição de Lula para a aproximação do Brasil com o continente africano.

“Que alegria ser seu companheiro, que honra, que privilégio para nós todos”, disse o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT).

“Lula ficou tão perto da gente, do nosso destino, nos momentos de maior dor, de maior perda, como na hora em que Chico Mendes partiu. Como na hora em que ele disse que Chico Mendes era tão puro como a água da chuva que cai sobre a Amazônia”, observou o governador do Estado do Acre, Tião Viana (PT).

“Parte destes 70 anos foi dedicado ao povo do Rio de Janeiro, que se libertou. O senhor levou o desenvolvimento econômico aonde as pessoas já não acreditavam mais”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

O músico e amigo de longa data, Chico Buarque também fez questão de registrar essa amizade e prestou a sua homenagem: “Querido Lula, bem-vindo ao setentinha. Receba minha solidariedade não só pelos 70 anos, mas por tudo que você vem enfrentando. Estou com você, como sempre”, afirmou Chico Buarque.

“Tenho certeza de que o Brasil ainda precisa do senhor e nós vamos estar juntos nessas batalhas para melhorar a vida do povo brasileiro”, salientou o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

“Essa trajetória de 70 anos, de alguma maneira, nos fez mais feliz”, disse a diretora e produtora de cinema Tata Amaral.

“Uma trajetória marcada pelas grandes greves do ABC, pela luta contra a ditadura e pela redemocratização do país e por ter sido o primeiro operário a se tornar presidente da República em um país tão elitista como o nosso”, disse Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.

“Longa vida ao companheiro Lula e mais transformações sociais no Brasil. Um abraço carinhoso de milhares de militantes”,  saudou João Pedro Stédile, liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

“Seu amigo está aqui, com saudade de você”, disse o cantor e compositor, Zeca Pagodinho.

“Desejo uma vida ainda mais repleta de amor, carinho e prosperidade. O senhor merece”, cantor e compositor, Orlando Morais.

Os governadores do PT dos estados do Piauí, Wellington Dias; da Bahia, Rui Costa e os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad; de São Bernardo do Campo (SP),Luiz Marinho; o fotógrafo Sebastião Salgado, entre outros, também fizeram questão de manifestar a amizade ao ex-presidente Lula nesta data emblemática.

Benildes Rodrigues com página do Lula nas redes sociais

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Alexandre Padilha diz que apesar de desmonte do governo Bolsonaro, Brasil está preparado para enfrentar coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou, na tarde de ontem (27), o nível de risco mund…