Home Portal Notícias Câmara aprova Regime Diferenciado de Contratações para área de segurança pública

Câmara aprova Regime Diferenciado de Contratações para área de segurança pública

4 min read
0

plenario 01 06 2015 gustavo limaO plenário da Câmara concluiu nesta terça-feira (13), com a apreciação dos destaques, a votação da medida provisória (MP 678/15) que permite o uso do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) em projetos de segurança pública. O texto base foi aprovado na semana passada e agora a medida segue para análise do Senado.

O deputado Afonso Florence (PT-BA), vice-presidente da comissão mista que analisou a medida, afirmou que a MP tem conteúdo importante para o Brasil. “O RDC nas obras da área da segurança pública vai permitir a ampliação de vagas no regime prisional e nas unidades socioeducativas. Sabemos dos obstáculos existentes na legislação vigente para estas obras, então, aprovar a possibilidade de se estender o RDC para esta área significa dar celeridade, transparência e qualidade na contratação, pois os processos ainda estarão submetidos aos critérios de fiscalização e controle vigentes”, afirmou.

O texto aprovado prevê, entre outros pontos, que o RDC poderá ser usado também para a administração dos presídios. Com isso, os deputados evitaram a possibilidade de a gestão dos presídios ser feita pela iniciativa privada.

O RDC foi criado em 2011 para acelerar obras da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Posteriormente, outras leis estenderam as regras para obras e serviços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Sistema Único de Saúde (SUS), para a construção e reforma de presídios, e para obras no setor de educação.

Proteção ao Emprego – O plenário aprovou também o texto base da MP 680/15, que cria o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) para permitir à empresa em dificuldade financeira reduzir a remuneração e a jornada de trabalho de seus empregados em até 30%. Os destaques ao texto serão apreciados na sessão deliberativa marcada para esta quarta-feira (14).

Gizele Benitz
Foto: 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT na Câmara aciona PGR, TCU e CVM para investigar operação suspeita com ações da Petrobras

A Bancada do PT na Câmara protocolou hoje (3) ações na Procuradoria-Geral da República, no…