Home Portal Notícias Outubro Rosa: Iluminação especial marca mobilização contra câncer de mama

Outubro Rosa: Iluminação especial marca mobilização contra câncer de mama

5 min read
0

congressorosa

Os principais monumentos da capital da República – incluindo o Congresso Nacional – receberam na noite de quarta-feira (29) iluminação especial em homenagem ao Outubro Rosa, mês de mobilização internacional contra o câncer de mama. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama em todo o mundo e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas.

Deputadas e senadoras participaram pela manhã do seminário “Principais Tipos de Câncer incidentes nas Mulheres”, e, no início da noite, do acendimento das luzes cor-de-rosa na fachada externa do Congresso e do ato de abertura da campanha. Representantes do governo federal e de entidades da sociedade civil se uniram às parlamentares no lançamento da mobilização.

“Que as atividades do mês de outubro se desencadeiem em novembro, dezembro, janeiro… E consigamos, cada vez mais, romper com algo que causa tanto sofrimento às mulheres do país”, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF), durante o seminário, realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara e Frente Parlamentar de Combate ao Câncer.

Erika lembra que, em outubro, há um esforço concentrado de governos e sociedade civil para que todas as mulheres com idades entre 40 e 69 façam o exame mamográfico, além de participarem de ações de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama, segunda maior causa fatal de tumor em mulheres (só perde para o câncer de pulmão): 60% dos casos são identificados em estágios avançados. A prevenção e o auto-exame mensal é recomendado para todas as mulheres a partir dos 20 anos.

Foto: Agência Câmara

 

Ouça o Programa “Mulher no Poder Legislativo” sobre o Outubro Rosa com as deputadas Moema Gramacho (BA), Benedita da Silva (RJ) e Ana Perugini (SP) na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Gleisi avalia eleições: “PT e esquerdas precisam se fortalecer para enfrentar o que vem por aí” 

Em entrevista concedida ao cientista político Alberto Carlos Almeida, a presidenta naciona…