Home Portal Notícias Marcon destaca atuação da sociedade para fim do financiamento empresarial de campanha

Marcon destaca atuação da sociedade para fim do financiamento empresarial de campanha

2 min read
0

Marcon Salu

O deputado Marcon (PT-RS) comemorou a decisão proferida pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (17), pelo fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais. “Com o fim do financiamento empresarial de eleições teremos uma democracia mais independente da captura do poder econômico e menos corrupção”, disse.

Marcon avaliou que a vitória deu-se a partir de uma forte atuação do Movimento Eleições Limpas, que reuniu centenas de entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para pedir o financiamento público exclusivo. “Sem falar que, conforme medição feita pelo DataFolha nos últimos protestos de rua, mais de 70% dos que lá estavam presentes eram favoráveis ao fim do financiamento empresarial”, disse.

Para ele, de forma responsável as forças políticas devem construir a nova forma de financiar a democracia, com contribuições pequenas dos eleitores e campanhas mais baratas. “Pois, conforme está nosso sistema eleitoral, cada vez mais iríamos verificar operações Lava Jato”, advertiu .

Assessoria Parlamentar

Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Aprovada proposta do PT e do PSOL que garante prioridade para mulher chefe de família no auxílio emergencial

O plenário aprovou nesta terça-feira (2), o projeto de lei (PL 2835/20), do deputado José …