Home Portal Notícias Comissão vai debater potencialidades turísticas do Juruá

Comissão vai debater potencialidades turísticas do Juruá

5 min read
0

leo de brito gustavo

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), realizará uma audiência pública sobre as potencialidades turísticas da região do Juruá – no Estado do Acre. A audiência, que deve contar com a participação de representantes de agências de viagens e do Turismo no governo, foi sugerida pelo deputado Leo de Brito (PT-AC).

Em sua justificativa, o deputado ressaltou as potencialidades do Juruá, que está localizado na região ocidental do estado do Acre e abrange os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul. “Além de ser bem preservada e abrigar a Reserva Extrativista do Alto Juruá e o Parque Nacional da Serra do Divisor, é considerado o local mais a oeste do Brasil, e onde se concentra a maior Biodiversidade do Planeta”, disse.

O deputado destacou as principais atrações turísticas atuais, como as Praias do Rio Juruá e Moa; O encontro das Águas do Rio Moa com Rio Juruá; a Catedral de Nossa Senhora da Glória; Aldeias Indígenas ao longo da BR 364, dentre elas: Katukina, Bananeira e Yawanawá; a Ponte sobre o Rio Juruá – Ponte da União; o Teatro José de Alencar, a Praça da Bandeira; o Cais do Porto de Cruzeiro do Sul, este construído em 1912, com arquitetura em estilo Colonial Inglesa; e por fim a possibilidade de conhecer a Fauna e a Flora do Parque Nacional da Serra do Divisor.

Ele lembra que com a abertura definitiva da BR-364 desde o ano de 2011, que garantiu a viabilidade de tráfego em 684 km de estrada, o fluxo de pessoas e bens em direção a esta região aumentou de forma significativa, o que provocou avanços nos diversos setores da economia, entre as quais o turismo regional.

“Dessa forma, verifica-se que o tema merece ser debatido, uma vez que os benefícios trazidos com a abertura definitiva da BR-364 possibilitará uma nova perspectiva de desenvolvimento regional em todos os setores da economia do Vale do Juruá, incluindo-se o setor turístico, o que por certo demandará da União e do Estado do Acre novas estratégias para o aumento e a consolidação do potencial turístico na região”, finalizou. A audiência ainda não tem data para realização.

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bancada do PT cobra do Ministério da Defesa explicações sobre simulação de guerra na Amazônia

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), em requerimento ao Ministéri…