Home Portal Notícias FGV aponta melhora na avaliação do consumidor sobre o mercado de trabalho

FGV aponta melhora na avaliação do consumidor sobre o mercado de trabalho

3 min read
0

Mercado de trabalho

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta terça-feira (8) uma melhora na opinião do consumidor brasileiro sobre o mercado de trabalho atual. Após sete meses de resultados negativos, o índice subiu 1,4% de julho para agosto deste ano, atingindo 89,5 pontos. Para o deputado Vicentinho (PT-SP), esse é um dado que aponta para uma retomada na geração de emprego.

“Estou esperançoso de que a fase mais aguda da crise tenha passado, e que as medidas econômicas tomadas pelo governo federal surtam efeito com a aproximação do final do ano, com as compras do Natal. E esse estudo da Fundação é um sinal positivo que aponta para a retomada na geração de empregos”, destacou.

O resultado foi influenciado, principalmente, pelo Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) que mede a percepção da dificuldade de se obter emprego entre aqueles consumidores com renda familiar total até R$ 2.100,00.

O ICD, por sua vez, mostra que, após a forte elevação da taxa de desemprego em julho, essa pode apresentar elevação mais moderada ou até estabilização em agosto, mas sem indicativo de melhora nos meses subsequentes”, afirma Rodrigo Leandro de Moura, pesquisador da FGV/IBRE.

Outro indicador pesquisado pela FGV, o de Antecedente de Emprego (Iaemp), por outro lado, recuou 2,6% no período. Com o resultado, o índice atingiu o menor nível desde janeiro de 2009. A taxa avalia a opinião de consumidores e empresários da indústria e dos serviços sobre o mercado de trabalho para os próximos meses.

Héber Carvalho com Portal Vermelho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

As eleições de 2020 e o PT

“É hora de unidade. É hora de posturas firmes e claras. Diante da gravidade da crise…