Home Portal Notícias PT lidera lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2015

PT lidera lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2015

8 min read
0

SIBA GUIMARAES

O Partido dos Trabalhadores lidera a lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. São 14 deputados e 10 senadores que conseguem se diferenciar dos demais e comandam o processo decisório no Parlamento, de acordo com pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Os líderes da Bancada do PT e do Governo na Câmara, deputados Sibá Machado (AC) e José Guimarães (PT-CE), integram a lista dos 100 “Cabeças” do Congresso, divulgadas nesta segunda-feira (31), pelo Diap.

Embora tenha apenas 12% das cadeiras no Congresso Nacional – 63 na Câmara e 13 no Senado, de um total de 594 parlamentares – na atual legislatura, o PT se destaca com 24% dos 100 nomes mais influentes do Parlamento brasileiro.

Em segundo lugar na lista dos “Cabeças” está o PSDB, com sete deputados – metade no número de petistas que figuram na lista dos mais influentes. Em terceiro lugar aparece o PMDB, que preside a Câmara e o Senado, com quatro deputados e oito senadores.

Os outros deputados petistas que são considerados pelo Diap como protagonistas do processo legislativo são: Afonso Florence (BA), Alessandro Molon (RJ), Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Zarattini (SP), Erika Kokay (DF), Henrique Fontana (RS), Jorge Solla (BA), Marco Maia (RS), Maria do Rosário (RS), Paulo Teixeira (SP), Vicente Cândido (SP) e Vicentinho (SP).

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o Diap considera a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Ascensão – Além dos “100 Cabeças”, desde a sétima edição da série, o Diap divulgou um anexo com nome de outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, entrar para a elite parlamentar. Estão nesta lista os deputados petistas Paulo Pimenta (RS), Décio Lima (SC), Ságuas Moraes (MT) e Reginaldo Lopes (MG).

Senado – Os líderes da Bancado do PT no Senado, Humberto Costa (PE); do Governo no Senado, Delcídio do Amaral (MS); e do Governo no Congresso, José Pimentel (CE), também estão entre os parlamentares mais influentes do Congresso. Fazem parte da lista ainda as senadoras Fátima Bezerra (RN) e Gleisi Hoffmann (PR) e os senadores Jorge Viana (AC), Lindbergh Farias (RJ), Paulo Paim (RS), Paulo Rocha (PA) e Walter Pinheiro (BA).

Base aliada – Os partidos da base de sustentação do Governo – PT, PMDB, PCdoB, PP, PR, PSD e Pros – reúnem 52% da elite do Congresso. Destes, o PT lidera com 24 nomes, seguido do PMDB, com 12. Logo depois vem o PCdoB, com seis, o PP, com cinco, o PR, com três, o PSD e o Pros com um parlamentar cada.

Embora se declarem independentes, votam majoritariamente com o Governo e aparecem na lista: PSB, com oito; PTB, com quatro; PDT, com três, e o PV com um parlamentar. Já a oposição aponta com 29% da elite e é liderada pelo PSDB, com 14 parlamentares, o DEM, com sete, o PSol e o SD, com três cada, e o PPS, com dois.

Confira a íntegra da publicação do Diap:

Cabeças do Congresso Nacional – 2015 

 Ouça o Prgrama Mulher no Poder Legislativo com as Deputadas Maria do Rosário e Erika Kokay na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…