Home Portal Notícias Brasileiro que ganhou “Nobel da Matemática” será agraciado com Medalha do Mérito Legislativo

Brasileiro que ganhou “Nobel da Matemática” será agraciado com Medalha do Mérito Legislativo

4 min read
0

artur sibaPor iniciativa do Líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), o matemático brasileiro Artur Ávila foi indicado para receber a Medalha do Mérito Legislativo, maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados, destinada a personalidades que se destacaram em seu ramo de atividade e contribuíram para o desenvolvimento nacional e para o aperfeiçoamento do Parlamento brasileiro. A solenidade ocorrerá nesta quarta-feira (18), a partir das 10h, em sessão solene no plenário Ulysses Guimarães.

Ávila recebeu em 2014 a Medalha Fields, distinção concedida a cada quatro anos para autores de grandes descobertas ou avanços na Matemática. Oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, a Medalha Fields é comumente chamada de “Nobel da Matemática”, mas Sibá Machado ressalta o seu valor diferenciado. “Além de ser um prêmio concedido somente a cada quatro anos, a Medalha Fields não possui o componente político que o Nobel possui, o que levou a nomes como Adolf Hitler e George W. Bush terem sido indicados para o Nobel da Paz, por exemplo”, lembra o deputado.

“Apenas o mérito e o altíssimo nível de contribuição para a ciência definem os vencedores da Medalha Fields”, arremata Sibá.

Ávila foi agraciado com o prestigioso galardão por suas “profundas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos, que mudaram as feições do campo”, conforme anunciado pelos organizadores do prêmio. O brasileiro foi o primeiro latino-americano a receber a honraria.

“Nada mais justo do que reconhecermos, aqui no Congresso Nacional, o talento e a capacidade de Artur Ávila após um prêmio tão importante”, argumenta Sibá.

O parlamentar espera que o feito de Ávila possa estimular a remodelação do ensino de Matemática nas escolas brasileiras. “Ainda se trata de uma disciplina pouco popular e de difícil apreensão para a maioria dos nossos estudantes. Temos muitos gênios matemáticos em potencial, assim como Artur, mas a maioria dos alunos tem uma postura muito pouco receptiva a essa matéria. Precisamos mudar isso”, defende Sibá.

PT na Câmara
Foto: Rogério Tomaz Jr./PT na Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara aprova urgência para projeto sobre crimes contra o Estado e para cartão online de vacinação

A Câmara aprovou nesta terça-feira (20), por 386 votos a 57, o requerimento de urgência pa…