Home Portal Multimídia Nova etapa de integração do São Francisco é “cala a boca” na oposição, diz Guimarães

Nova etapa de integração do São Francisco é “cala a boca” na oposição, diz Guimarães

7 min read
0

Dilma inaugura

A presidenta Dilma Rousseff entregou nesta sexta-feira (21) a primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A estrutura levará a água por 45,9 quilômetros até o reservatório de Terra Nova, localizado em Cabrobó (PE). Com isso, o PISF chega a 77,8% das obras concluídas. O investimento nesse trecho é de R$ 625 milhões.

“Vivemos um momento histórico. Essa obra (Integração do São Francisco) foi concebida por Dom Pedro II há 150 anos e agora é uma realidade. O importante é que ela vai beneficiar 12 milhões de brasileiros e brasileiras de 390 municípios. Conviver com a seca é saber que mais cedo ou mais tarde ela chega. Mas quando chegar, ela não nos pega sem proteção. Vamos ser capazes de, quando a seca vier, manter a vida praticamente normal. Esse é o nosso objetivo”, declarou a presidenta durante a inauguração da obra.

Antes, em entrevista à rádio Grande Rio, de Pernambuco, a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu a concluir o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) até o final de 2016. O empreendimento, que terá 477 quilômetros de extensão (260 no Eixo Norte e 217 no Eixo Leste), vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios espalhados pelos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

“Vamos concluir todos os 477 km da integração do São Francisco até dezembro do ano que vem e essa é a maior obra de segurança hídrica do Brasil. Não controlamos o padrão de chuvas no Brasil, temos de conviver com ele. Acredito que essa obra vai mudar o Brasil nessa área do Semiárido. Vai garantir água para a região que, ao longo da história brasileira, tem sofrido mais a falta de água”, disse a presidenta.

Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), a entrega de mais uma etapa da integração do São Francisco é um “cala a boca” na oposição. “Os que diziam que a integração do São Francisco era apenas uma jogada de marketing do ex-presidente Lula, principalmente aqueles ligados ao PSDB, hoje têm que ficar calados. Já temos quase 80% das obras concluídas, e a presidenta Dilma vai concluir essa grandiosa obra que transformará o semiárido nordestino em uma região de oportunidades e de geração de emprego e renda”, ressaltou.

Estação de Cabrobó– A estação inaugurada tem capacidade de bombear a água do São Francisco por sete quilômetros, até o primeiro reservatório de Tucutú. Em seguida, a água correrá por quatro aquedutos até Terra Nova, segundo reservatório do Eixo Norte. Tucutú estará cheio em 39 dias, com a bomba em operação durante 16 horas diárias, cinco dias por semana.

Após essa etapa, serão necessários mais 18 dias para encher o reservatório Terra Nova. Enquanto isso, as obras da segunda Estação de Bombeamento (EBI-2) do Eixo Norte estarão em fase de conclusão. Com 6.836 trabalhadores, o Eixo Norte abrange a construção de 15 reservatórios, oito aquedutos, três túneis, canais, além das três estações elevatórias.

Héber Carvalho com Blog do Planalto

Foto: Roberto Stuckert Filho

Confira o vídeo institucional

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PIB cai 1,5% e fracasso, enfim, sobe à cabeça de Guedes

Ministro da Economia admite agora que economia brasileira não vinha bem. “A impressão que …