Home Portal Notícias Brasil conquista 27 medalhas na WorldSkills; 25 são de alunos do Pronatec

Brasil conquista 27 medalhas na WorldSkills; 25 são de alunos do Pronatec

7 min read
0

SibaWorldSkills

O Brasil foi o grande campeão da 43ª edição da WorldSkills Competition. O evento é a maior prova prática para estudantes da educação profissional e tecnológica do mundo e foi realizado em São Paulo. A equipe brasileira conquistou 11 medalhas de ouro, dez de prata e seis de bronze, além de 18 certificados de excelência. O Brasil somou 99 pontos e ficou à frente da Coreia do Sul e de Taiwan, que garantiram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Ao todo os representantes do Brasil subiram 27 vezes ao pódio, sendo que 25 deles tiveram acesso à educação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“A vitória do Brasil no WorldSkills é uma vitória do Pronatec”, comemorou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Das 25 medalhas de jovens do Pronatec, 11 foram de ouro. Para o ministro Janine, o resultado do WorldSkills muda o papel da educação profissional no País. “Não faz mais sentido pensar que ela é inferior. Nossos esforços foram consagrados internacionalmente hoje. Os caminhos entre a educação e o mundo do trabalho só vão crescer”, afirmou.

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), que participou do evento em São Paulo na semana passada, também destacou a importância do desempenho do Brasil na WorldSkills Competition. “O Brasil foi o grande vencedor na maior prova prática para estudantes da educação profissional e tecnológica do mundo. Disputamos em pé de igualdade com todos os países participantes e mostramos que tivemos um salto na preparação de nossos profissionais na área técnica e, nesse sentido, o mérito é do Pronatec”, enfatizou.

Sibá Machado frisou que o Pronatec é um dos maiores programas de treinamento de mão de obra do mundo. Durante a sua visita à WorldSkills Competition, em contatos com empresários, ouviu deles vários elogios ao Pronatec. “Nós estamos no rumo certo no treinamento de mão de obra, e o governo Dilma deve ser parabenizado pela iniciativa”, disse o líder, lembrando que, desde 2011, quando foi criado, o programa já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas.

Twitter – Pelo Twitter, a presidenta Dilma Rousseff também comemorou a conquista dos brasileiros. “Parabéns para os jovens brasileiros que receberam as medalhas de ouro, prata, bronze e os certificados de excelência da WorldSkills 2015″, comemorou.
“É o melhor resultado do Brasil na competição, o que mostra a qualidade dos cursos de educação profissional oferecidos pelo Pronatec”, disse.

Histórico – Realizada a cada dois anos, a WorldSkills reúne os melhores estudantes, selecionados em olimpíadas de educação profissional. Na última edição da WorldSkills, em Leipzig (Alemanha), há dois anos, o Brasil havia conquistado 12 medalhas (4 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze), além de 15 certificados de excelência.

Esta edição, a primeira na América Latina, teve a participação de 60 países. Nas provas, os competidores executaram tarefas do dia a dia das profissões que escolheram. Foram vencedores aqueles que executaram o trabalho nos prazos e com os padrões internacionais de qualidade. O time do Brasil é formado por 56 jovens competidores de 17 a 22 anos.

Veja no link abaixo o nome e o perfil dos medalhistas

http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2015/08/1,69277/conheca-os-31-medalhistas-brasileiros-da-worldskills-2015.html

Equipe PT na Câmara com agências

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Outro Brasil é possível, diz Lula. Um país com emprego, sem o fantasma da fome e com mais saúde e renda para o povo

No país de Bolsonaro e Paulo Guedes, onde a desigualdade está crescendo e a miséria se apr…