Home Portal Notícias Vicente Cândido sugere atualizar Lei Anticorrupção acerca de acordo de leniência

Vicente Cândido sugere atualizar Lei Anticorrupção acerca de acordo de leniência

4 min read
0

VicenteCandido gushta

O deputado Vicente Cândido (PT-SP) protocolou na quarta-feira (12), na Comissão de Constituição e Justiça, emenda substitutiva à proposta que altera as Leis 12.846/13 e 8.429, do deputado Mendes Thame (PSDB-SP), sobre o combate à corrupção. Para Vicente Cândido, a alteração é necessária para que “as empresas tenham mais segurança jurídica ao fazerem acordos de leniência”.

Segundo o deputado, a Lei sancionada em 2013 não foi pensada para casos como o da Operação Lava-Jato, que trouxe efeitos negativos para a economia e para o índice de empregos.

O texto do deputado propõe, entre outros pontos, que, celebrado acordo de leniência com a empresa, poderá haver redução em até 2/3 do valor da multa prevista ou isenção da mesma, “caso a pessoa jurídica forneça informações e documentos relativos aos ilícitos objeto da investigação administrativa”.

Ainda de acordo com o documento, “as alterações e acréscimos propostos possibilitarão a formação de acordo de leniência com a empresa, com a imputação da responsabilidade objetiva de reparação do dano, além de multa cabível em cada caso. Por outro lado, não deixarão de possibilitar ao Estado punir os seus proprietários e administradores”.

Em um dos trechos de sua justificativa, Vicente Cândido diz que o Brasil não pode ficar a reboque do resto do mundo, sobretudo dos países desenvolvidos. “Sua legislação sobre a responsabilização da pessoa jurídica precisa ser urgentemente atualizada, de modo que se possa fazer uma clara distinção entre a responsabilidade objetiva da empresa e os eventuais malfeitos de sues proprietários e/ou administradores”.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Frei Anastácio denuncia a liberação de mais 32 novos agrotóxicos

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) alertou que Bolsonaro já começou o ano com a lib…