Home Portal Notícias Plenário aprova texto-base da lei que tipifica crime de terrorismo

Plenário aprova texto-base da lei que tipifica crime de terrorismo

2 min read
0

plenario gustavo lima 12 08 15O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (12) o texto-base do projeto de lei (PL 2016/15), do Executivo, que tipifica o crime de terrorismo e prevê pena de 12 a 30 anos em regime fechado, sem prejuízo das penas relativas a outras infrações decorrentes disso. Ainda falta apreciar destaques ao texto para concluir a votação e a proposta seguir para análise do Senado.

Pelo texto aprovado, o terrorismo é tipificado como a prática, por um ou mais indivíduos, de atos com a finalidade de intimidar Estado, organização internacional ou pessoa jurídica, nacional ou estrangeira, ou representações internacionais, assim como com a intenção de coagi-los a agir ou a se omitir, provocando terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública e a condição de estar livre de dano.

O texto incluiu ainda na definição de terrorismo que sua prática seja por motivo de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor etnia e religião. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) defendeu a inclusão deste item. “Essa emenda vem como sugestão da Polícia Federal enquanto instituição. Se trata de explicitar a motivação do ato terrorista que é definida no projeto”, explicou o parlamentar petista.

Gizele Benitz
Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…