Home Portal Notícias Comissão avança em diagnóstico sobre crise hídrica

Comissão avança em diagnóstico sobre crise hídrica

4 min read
0

GivaldoVieira

A comissão especial incumbida de analisar e apresentar alternativas à crise hídrica no País deu nesta quarta-feira (12) mais um passo para construir seu diagnóstico acerca do problema. O colegiado ouviu representantes de três estados do Sudeste acerca dos níveis dos reservatórios e das medidas que estão sendo adotadas para superar a escassez de chuvas.

Rosa Formiga, superintendente de Segurança Hídrica Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro, destacou que a Bacia do Paraíba do Sul, da qual o estado depende fortemente, atravessa hoje a pior estiagem dos últimos 85 anos. Nesse cenário, explicou que foi adotada uma gestão compartilhada e contínua da crise, com a implementação de várias medidas. “Numa visão de gestor, já estamos trabalhando com a perspectiva de que 2016 terá uma estação chuvosa como a de 2014, de maneira que possamos gerir da melhor forma a Bacia do Paraíba do Sul”, disse.

Maria de Fátima Coelho, diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão de Águas, também informou que no seu estado os últimos três períodos chuvosos (2012/2013, 2013/2014 e 2014 a 2015) apresentaram valores abaixo da média climatológica, o que exigiu a adoção de medidas de enfrentamento. Entre elas, a criação de uma força-tarefa com a finalidade de planejar e articular ações setoriais voltadas ao gerenciamento dos recursos hídricos. “Os resultados serão repassados ao governador para que ele apresente o diagnóstico à sociedade”, disse Maria de Fátima.

O relator da comissão, deputado Givaldo Vieira (PT-ES), afirmou que o colegiado planejou ouvir os representantes dos estados da região Sudeste por ela ser uma das mais afetadas pela crise hídrica. “Já tivemos oportunidade aqui de saber o volume dos reservatórios do País de uma forma geral, de ter acesso aos índices de chuvas de todo o Brasil e de ouvir alertas sobre essa situação. Nossa comissão está caminhando por esse diagnóstico para fazer indicações para superar a crise”, afirmou.

PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Fenaj denuncia agressões a Vera Magalhães e escalada autoritária do governo Bolsonaro

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) alerta a sociedade, mais uma vez, para a sanh…