Home Portal Notícias Odorico saúda povo grego e defende democracia

Odorico saúda povo grego e defende democracia

6 min read
0
OdoricoMonteiro Gushta
 
O deputado Odorico Monteiro (PT-CE) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (7), para parabenizar o povo grego pela demonstração de ousadia dada ao mundo, no último domingo, ao rejeitar, em referendo histórico, as políticas de austeridade impostas pelo Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
 
“A vitória do Não por 61,3% dos votos demonstra que o povo grego não aceita a política neoliberal que está sendo imposta pela União Europeia como único caminho a ser seguido para superar a crise financeira que a Grécia atravessa”, disse o deputado, ao ressaltar que o triunfo do Não, fortalece a postura do governo encabeçado por Alexis Tsipras, do partido de esquerda Syriza.
 
“Tsipras vem há meses travando um longo processo de negociação com as autoridades europeias, com o objetivo de garantir medidas justas de equacionamento das dívidas e da crise, que preservem os empregos e os direitos sociais”, completou.
 
 “É importante frisar que em nenhum momento o governo grego se recusou a assumir os compromissos com a União Europeia. No entanto, Tsipras está convicto de que todos os sacrifícios que foram impostos ao povo grego pelos governos neoliberais que o antecederam, não contribuíram para a diminuição da dívida, ao contrário, ela só aumentou nos últimos anos”, argumentou.
 
O deputado cearense reconheceu que o resultado do plebiscito não resolve todos os problemas que o País enfrenta. “Os gregos tem consciência dos dias difíceis que terão pela frente, pois as autoridades europeias e o sistema financeiro internacional tentarão de todas as formas sufocá-los, atuarão de forma incisiva para desestabilizar o País e a sua economia”, avaliou.
 
Para Odorico, a vitória do povo grego é um exemplo para o mundo e demonstra que é possível resistir às pressões exercidas pela políticas de austeridade como saída para as crise cíclicas do capitalismo. Disse, ainda, que a coragem do povo grego deve servir de combustível para que o Brasil possa enfrentar seus desafios. “É preciso se contrapor com altivez às iniciativas de golpismo reiteradamente apresentadas por aqueles que até hoje não se deram conta de que perderam as últimas eleições”, criticou Odorico.
 
“A oposição quer, de forma absolutamente autoritária, interromper o mais longo ciclo de democracia e de desenvolvimento com justiça social que esse País já viveu. Não permitiremos a quebra da legalidade democrática e o retrocesso por parte de setores que não têm nenhuma moral para falar em desemprego, inflação e crise no Brasil”, finalizou. 
 
Assessoria Parlamentar 
Foto: Gustavo Bezerra
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Brumadinho completa 1 ano sem penalizar os responsáveis pelo crime

A tragédia criminosa da queda da barragem em Brumadinho (MG) completa um ano neste sábado …