Home Portal Notícias Florence garante mais tempo para pedir renegociação de dívidas da agricultura familiar

Florence garante mais tempo para pedir renegociação de dívidas da agricultura familiar

4 min read
0
afonsoflorence
 
Durante as discussões da Comissão Mista que tratou da Medida Provisória 673 o deputado Afonso Florence (PT-BA) garantiu importante benefício aos agricultores familiares participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que têm dívidas adquiridas a partir da emissão de Cédulas de Produto Rural (CPR). A MP foi aprovada na noite de terça-feira pelo plenário da  Câmara. 
 
A pedido  de Florence, o relator da comissão, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), incluiu uma prorrogação de prazo para que os produtores beneficiados com o crédito solicitem renegociação de dívidas já vencidas ou próximas do vencimento. O prazo original para pedir a renegociação venceu no último dia 31 de março. 
 
Florence solicitou ao relator aumento do limite de tempo para o dia 31 dezembro, o que vai beneficiar milhares de produtores em todo o Brasil. Segundo a MP, no cálculo da dívida não serão computados multa, juros ou outros encargos por inadimplência e o débito poderá ser pago em até cinco parcelas anuais.
 
“A extensão do prazo de renegociação é uma grande conquista. A agricultura familiar representa uma modalidade econômica de grande importância, especialmente na Bahia, e é preciso auxiliar estes produtores com medidas efetivas que garantam o seu desenvolvimento”, avaliou o deputado.
 
A regra consta no artigo 17 do Projeto de Lei de Conversão da MP, texto final da matéria adaptado após as sugestões de senadores e deputados. 
 
O PAA é um programa complementar ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). A iniciativa faz com que os empreendedores da agricultura familiar vendam diretamente à Conab, sem licitação, o produto de sua atividade econômica com preço vantajoso. A CPR, por sua vez, é uma cédula que permite aos produtores solicitarem às instituições financeiras recursos para o desenvolvimento de suas  atividades.
 
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Zarattini defende auxílio emergencial de R$ 600,00 e denuncia Bolsonaro por desprezar drama de milhões de brasileiros

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), acusou hoje (…