Home Portal Notícias Comissões atuam para viabilizar repatriação de brasileiro preso em greve de fome na Palestina

Comissões atuam para viabilizar repatriação de brasileiro preso em greve de fome na Palestina

5 min read
0
Pimenta FabricioCarbonel
 
Os presidentes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PC do B-MG), participam de negociações para a libertação do cidadão brasileiro Islam Hasan Jamil Hamed, preso em cárcere palestino desde 2010 e há 73 dias em greve de fome. 
 
Representantes das referidas comissões legislativas reuniram-se nesta terça-feira (23) com o embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben; o subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães; Aline Baker, prima de Islam Hamed, e representantes do comitê de entidades de apoio a Islam Hamed. Convidado, o embaixador de Israel no Brasil não atendeu ao convite das comissões.
 
Na reunião desta terça-feira o embaixador Ibrahim Alzeben respondeu afirmativamente a uma solicitação formulada pelas comissões: a Autoridade Palestina autoriza de imediato o acesso de jornalistas brasileiros ao cárcere de Islam Hamed, em Ramala,  e que se compromete em propiciar as melhores condições possíveis ao custodiado. O embaixador voltou a garantir que a Palestina está pronta a libertar Islam Hamed, caso ele próprio, sua família e as autoridades brasileiras assumam a responsabilidade por conduzi-lo até a Jordânia, de onde viajaria para o Brasil.
 
Islam Hamed cumpriu pena de três anos estabelecida pela justiça da Autoridade Palestina, por ato violento de resistência; Israel, por sua vez, informou, em nota, que não tem intenção de permitir sua saída da prisão e que vai investiga-lo por crime cuja pena pode chegar a 40 anos de prisão.
 
O subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior afirmou que o governo tem feito gestões intensivas para a obtenção de salvo-conduto de Israel para que Islam Hamed possa ser repatriado ao Brasil.
 
A deputada Jô Moraes e o deputado Paulo Pimenta esclareceram que a motivação das comissões que presidem é humanitária, com o objetivo de colaborar nos esforços para preservar a vida e a liberdade de Islam Hamed, cidadão brasileiro em greve de fome por mais de 70 dias. Também anunciaram que vão reiterar, a partir de hoje, a tentativa de diálogo com o embaixador de Isael, Reda Mansour, a quem, novamente, solicitarão uma audiência.
 
Assessoria Parlamentar
Foto: Fabricio Carbonell
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara aprova urgência para projeto sobre crimes contra o Estado e para cartão online de vacinação

A Câmara aprovou nesta terça-feira (20), por 386 votos a 57, o requerimento de urgência pa…