Home Portal Notícias Leonardo Monteiro sugere centro cultural afro-brasileiro em Caratinga

Leonardo Monteiro sugere centro cultural afro-brasileiro em Caratinga

4 min read
0
LeonardoMonteiro Salu
 
Ao se reunir com a na ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) pediu apoio do governo federal para a construção do Centro de Cultura Afro-Brasileiro em Caratinga, solicitada pelo Grupo São Benedito Afro-Brasileiro. Caratinga deu posse no sábado (20), ao seu Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, permitindo ao município o acesso aos recursos e programas da Seppir, por meio do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
 
“Para participar do Sinapir, os municípios devem instituir seus conselhos municipais e solicitar a adesão. Os conselhos precisam contar com integrantes da sociedade civil e do Poder Público. Outra exigência para a adesão ao Sinapir é que os municípios criem órgãos responsáveis pela implementação da Política de Igualdade Racial, como secretarias, coordenadorias ou departamentos” , explicou Leonardo Monteiro.
 
Em sua audiência com o parlamentar, a ministra Nilma Lino Gomes revelou que, em julho, a Seppir lançará um edital para os municípios que tenham aderido ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial para fortalecimento institucional de conselhos e órgãos de promoção à igualdade, permitindo a compra de equipamentos, aquisição de veículos e capacitação institucional, entre outros benefícios.
 
Até o fim do ano, conforme informou a ministra, existe a previsão de que a Seppir lance outro edital, desta vez para apoio aos movimentos da sociedade civil que trabalhem com o tema de igualdade racial.
 
A ministra falou ainda das Caravanas de Promoção à Igualdade, que estão acontecendo pelo País, em que ela própria e sua equipe viajam para divulgar e promover a Política de Igualdade Racial. O deputado Leonardo Monteiro fez a proposta de que se agende um roteiro da Caravana nas regiões do Leste e Nordeste de Minas. 
 
Assessoria Parlamentar 
Foto: Salu Parente 
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Procuradoria de MG encaminha ofícios da Comissão Externa que apura acordo entre governo mineiro e a Vale

O coordenador da Comissão Externa que acompanha o acordo entre a Vale e Estado de Minas Ge…