Home Portal Notícias Semana do Meio Ambiente: Petistas lembram importância de preservação do planeta

Semana do Meio Ambiente: Petistas lembram importância de preservação do planeta

6 min read
0

NILTO TATO 02 06 15

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, parlamentares do PT participaram de sessão solene da Câmara nesta segunda-feira (1º) para homenagear a data e lembrar a redução do desmatamento na Mata Atlântica em 24%.

 “Neste dia, temos que comemorar que nos últimos anos o Brasil conseguiu diminuir e estancar o processo de desmatamento que vinha ocorrendo”, comemorou o deputado Nilto Tatto (PT-SP).

Nilto Tatto frisou a necessidade de o governo continuar a vigilância. “Precisamos ficar atentos para que o índice de desmatamento não volte a nos perseguir. Por isso, não podemos relaxar na fiscalização e controle”, recomendou. A crise hídrica que alguns estados brasileiros estão vivendo, principalmente o Estado de São, também foi lembrada por Nilto Tatto. Para ele, essa crise é sinal e decorre, além das mudanças climáticas, da má gestão na gerência desse recurso por determinados governantes.

O deputado defendeu como forma de minimizar os problemas ambientais a implantação do Código Florestal, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, principalmente no que tange ao Cadastro Ambiental Rural. Esse mecanismo, na avaliação do parlamentar, é importante para que os gestores públicos façam o controle do desmatamento e de ações necessárias para recuperar as nascentes em especial aquelas áreas que tratam da proteção permanente e de reserva legal. 

Já o deputado Angelim (PT-AC) apontou o zoneamento ecológico e econômico realizado pelo Estado do Acre como destaque para orientar as políticas do Estado. Segundo ele, é dessa forma que são definidas potencialidade e fragilidades do território, cruzando de forma pioneira informações dos eixos que tratam de recursos naturais, sociais, econômico, cultural e político.

Na sessão solene o deputado disse ainda que, na questão ambiental, o Brasil conquistou muitos avanços no campo político e científico. Lembrou que nos últimos anos essa temática ganhou as ruas “incendiou mentes e corações e governantes de todos os continentes se mobilizaram e se comprometeram com as causas ambientalistas. O Brasil tem sido uma Nação líder nesse debate”.

Já o deputado João Daniel (PT-SE) saudou aqueles que atuaram em defesa do meio ambiente. “Quero homenagear homens e mulheres que lutaram para defender a nossa terra, a exemplo de Chico Mendes que foi um dos grandes líderes dessa causa para o PT e para todos os lutadores deste país”. Ele conclamou seus pares a debruçarem-se sobre a proposta de emenda à Constituição que coloca os biomas caatinga e cerrado como Patrimônio Nacional.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) alertou para os riscos que rondam, neste momento, o Congresso Nacional. “Enfrentamos muitos riscos nesta Casa. E, nesta semana do meio ambiente, é muito importante que nós extrapolemos os limites desta Casa, que tem cheiro de poder econômico, para dizer que quando falamos em meio ambiente, estamos falando em direitos humanos. Que é importante preservamos um país, um planeta, para os que ainda não chegaram “, afirmou Erika.

 Benildes Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Gleisi avalia eleições: “PT e esquerdas precisam se fortalecer para enfrentar o que vem por aí” 

Em entrevista concedida ao cientista político Alberto Carlos Almeida, a presidenta naciona…