Home Portal Notícias Zelotes: CPI da fraude tributária está pronta para ser instalada no Senado

Zelotes: CPI da fraude tributária está pronta para ser instalada no Senado

2 min read
0

SENADOR JOSE PIMENTEL

FOTO: SITE DO SENADO

Os senadores José Pimentel (PT-CE) Humberto Costa (PT-PE) e Donizetti Nogueira (PT-TO) foram designados nesta quinta-feira (14), para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado destinada a apurar denúncias de fraude no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) da Receita Federal. Também foi indicado pelo Bloco de Apoio ao Governo o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). A CPI está pronta para ser instalada nos próximos dias.

O CARF é um órgão do Ministério da Fazenda junto ao qual os contribuintes podem contestar administrativamente multas aplicadas pela Receita Federal. A Polícia Federal, por meio da Operação Zelotes, investiga denúncia da existência de esquema de corrupção no qual escritórios de advocacia e de contabilidade, bem como grandes empresas, pagavam propina a conselheiros do Carf e a servidores públicos para anular autuações fiscais milionárias e reduzir o valor dos impostos a serem pagos.

Conforme as investigações, 70 empresas dos setores industrial, automobilístico, siderúrgico e agrícola, além de grandes bancos, participaram do esquema. Os investigadores da Polícia Federal já conseguiram identificar corrupção envolvendo nove processos, no valor de R$ 6 bilhões. Mas com a análise de outras causas, estima-se que o valor de multas anuladas pode chegar a R$ 19 bilhões.

Assessoria do senador José Pimentel 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

30 anos do SUS: Sistema imprescindível de proteção à saúde da população

O Sistema Único de Saúde (SUS), maior sistema público do mundo, que assiste a mais de 170 …