Home Portal Notícias Luizianne denuncia caos na saúde e vê omissão grave em Fortaleza

Luizianne denuncia caos na saúde e vê omissão grave em Fortaleza

4 min read
0
luizianne Gut
Foto: Agência Câmara
 
A deputada Luizianne Lins (PT-CE) ocupou a Tribuna da Câmara  para manifestar indignação e repúdio a “esse vexame e irresponsabilidade” que se tornou a rede municipal de saúde de Fortaleza. Ela citou amplo destaque no noticiário sobre a situação de calamidade lá instalada . Luizianne denunciou a atual gestão municipal, eleita prometendo construir um segundo hospital para a cidade e “mal dá conta de gerenciar o caos que se tornou nossa principal unidade de atendimento de emergência e, ainda, está usando o discurso de que houve redução de recursos federais para a área da saúde”.
 
Segundo Luizianne, uma rápida consulta aos números do SUS mostra que esse argumento não é verdadeiro. “Entre 2011 e 2014, os repasses do SUS para o Fundo Municipal de Saúde cresceram 26,8%, acompanhando o crescimento de recursos para o fundo estadual, que ficou em 34%. A inflação acumulada no mesmo período ficou em 23,9%. Apenas em 2015, já foram quase R$ 330 milhões transferidos para o fundo do município. Portanto, a gravíssima situação nos hospitais públicos de Fortaleza – com postos de saúde sucateados, CAPS fechados e outras unidades de atendimento literalmente abandonadas – não é resultado da falta de recursos, mas da falta de seriedade e competência da atual gestão municipal, que quer agora confundir a opinião pública e transferir a responsabilidade desse caos para o governo federal”, enfatizou.
 
A deputada citou noticiário sobre o caos da saúde em Fortaleza onde faltam profissionais, medicamentos nos postos, estrutura, condições de trabalho. “Imagens emblemáticas dessa dramática situação são as fotos de pessoas sendo atendidas no chão do Instituto Doutor José Frota, principal hospital de atendimento terciário da cidade”. O hospital é de responsabilidade da prefeitura.
 
 
PT na Câmara 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Renda dos trabalhadores cai 20% e inflação de alimentos aumenta

Completa ausência de medidas da área econômica do governo eleva preços de produtos como ól…