Home Portal Notícias Bohn Gass destaca avanços na educação em governos do PT e rebate críticos do FIES

Bohn Gass destaca avanços na educação em governos do PT e rebate críticos do FIES

5 min read
0

bohn gass plenario salu

O deputado Bohn Gass (PT-RS) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (12) para ressaltar os avanços que os governos Lula e Dilma implementaram na área da educação no país. De acordo com ele, os investimentos do governo federal em educação nos últimos 12 anos cresceram “nada menos” do que 130%. “Em 2004 tínhamos um orçamento de R$ 24,5 bilhões. Uma década depois chegamos a R$ 94,2 bilhões. Sim, os governos Lula e Dilma quadruplicaram os investimentos em educação no Brasil. Em todos os anos dos governos do PT foram superados os 18% da receita de impostos que a Constituição determina que seja aplicado em educação”, enfatizou o petista.

Ataques – O deputado Bohn Gass criticou os recentes ataques da oposição ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). “Só neste ano de 2015, os três programas que os nossos governos criaram – Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fies – envolveram mais de 670 mil vagas em instituições de ensino superior no primeiro semestre. Qual é o grande problema, então? O grande problema é que, em 2015, o Fies, sozinho, só conseguiu atender 252 mil novos contratos. São 252 mil novos estudantes que, sem esse programa, não teriam acesso ao terceiro grau. Esse número ainda é insuficiente porque a demanda é maior do que podemos ofertar neste momento. E o governo está consciente disso e vem trabalhando duro para tentar atender toda a demanda”, disse.

Mas o que não dá pra aceitar, acrescentou Bohn Gass, “ é que se tome o todo pela parte e que se tente desmerecer um programa que, sozinho, já garantiu que 2 milhões e 150 mil estudantes tivessem acesso à universidade. Antes, estes estudantes não alcançavam o terceiro grau. Porque não tinham dinheiro! Exigir que o governo garanta o acesso à universidade a todos aqueles que quiserem estudar, é uma justa reivindicação. Mas tentar, por conta disso, destruir o Fies e negar sua enorme contribuição social, isso não dá pra aceitar!”, criticou o deputado Bohn Gass.

Ainda de acordo com o parlamentar petista, os que hoje criticam o governo federal por conta da dificuldade de atender toda a demanda do Fies não implementaram avanços na área da educação como os governos Lula e Dilma. “Claro que não foram resolvidos todos os problemas da educação porque uma nação que historicamente deixou em segundo plano a educação de seu povo, não pode reverter este quadro em apenas uma década. De qualquer forma, não pode haver um único brasileiro a queixar-se de que, no período em que o PT está no governo, a educação tenha sido maltratada”, ressaltou o deputado Bohn Gass.

Gizele Benitz

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT vai ao STF contra prorrogação das medidas provisórias de Bolsonaro

O Partido dos Trabalhadores em petição assinada pelo líder da Bancada na Câmara, deputado …