Home Portal Notícias Sibá: visita de Lula e Evo Morales ao Acre evidencia potencial econômico do estado

Sibá: visita de Lula e Evo Morales ao Acre evidencia potencial econômico do estado

5 min read
0

lula evo acre07052015

O deputado Sibá Machado (PT-AC), líder da Bancada do PT na Câmara, registrou em pronunciamento no plenário a visita que o ex-presidente Lula e o presidente da Bolívia, Evo Morales, fizeram nesta quinta-feira (7) ao estado do Acre. O líder petista ressaltou a importância da visita.

“Lula e o presidente Evo Morales visitaram o Complexo Agroindustrial do Peixe, que é uma das marcas do governador Tião Viana Governador para dinamizar a economia do estado do Acre. O objetivo da visita foi debater um intercâmbio mais forte para a Amazônia, não só a brasileira, como a dos países vizinhos, e, é claro, estender essas experiências a outras experiências de governo, e é por isso que o governador do estado do Piauí, Wellington Dias (PT), compareceu a esse momento histórico para nós do Acre”, disse Sibá.

O ex-presidente Lula ao discursar no Complexo Agroindustrial do Peixe frisou ao governador Tião Viana que o Acre vive um momento de desenvolvimento, de geração de riquezas e de industrialização. “O Acre é o primeiro estado brasileiro a inaugurar a maior indústria de pescado da América Latina. O governador está de parabéns, pois vem transformando sonhos em realidade, saindo da teoria para a prática”, afirmou.

Tião Viana contou que o Acre produz até 23 mil toneladas de peixe por ano, e a meta é chegar a 100 mil. Ele destacou que o complexo pode gerar 400 empregos diretos, e com a ajuda da presidenta Dilma Rousseff foi possível implantar mais de cinco mil tanques. “Com o aumento da produção, o Acre poderá gerar uma receita de mais de R$ 1 bilhão por ano”, estimou.

O presidente Evo Morales contou que foi surpreendido pela dimensão do projeto desenvolvido no estado. “Vim ao Acre porque queria conhecer essa indústria de pescado formada por cooperativistas e piscicultores. A Bolívia e o Brasil já trabalham diversos projetos conjuntos, e assim vamos seguir adiante”, afirmou.

Na ocasião, o governo do estado e representantes da empresa investidora do projeto assinaram o termo de cooperação técnica que viabiliza investimentos de R$ 1,3 milhão na piscicultura. “Esses investimentos vão fortalecer a cadeia, oferecendo capacitação e assistência aos produtores, além de favorecer a compra de maquinários para a Central de Cooperativas de Piscicultores do Acre [Acrepeixes]”, contou Adalberto Moreto, presidente do conselho da Peixes da Amazônia.

Participaram ainda do evento parlamentares, membros do governo piauiense, Ministério Público Estadual, instituições financeiras, diplomatas e técnicos ministeriais bolivianos.

PT na Câmara com Agência de Notícias do Acre

Foto: Agência Acre

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara rejeita texto do Senado e mantém lista de produtos proibidos de exportação durante a pandemia

O plenário da Câmara rejeitou nesta terça-feira (31), as modificações feitas pelo Senado a…