Home Portal Notícias Líder do Governo diz que “pacote para infraestrutura” terá forte impacto na economia do país

Líder do Governo diz que “pacote para infraestrutura” terá forte impacto na economia do país

6 min read
0
guimaraes base
Foto: Gustavo Bezerra
 
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) classificou como positiva a reunião de lideres da base que ocorreu nesta terça-feira (27). Ele destacou como ponto importante do debate o encontro ocorrido no último sábado entre a presidenta Dilma Rousseff e os ministros do primeiro escalão. Para Guimarães, a definição por parte do governo de um pacote voltado para o setor de infraestrutura do país com aporte de cerca de R$ 150 bilhões “é estratégico e retoma a iniciativa no sentido de colocar a economia para funcionar na sua plenitude”.
 
De acordo com Guimarães, entre as prioridades contidas no pacote encontram-se concessões de portos, aeroportos, estradas e ferrovias.
 
Ele defendeu que todos esses incrementos sejam feitos preservando as obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesse sentido, Guimarães acredita que, além de estratégica, a reunião da presidenta com os ministros apontou um caminho que terá forte impacto na economia brasileira. 
 
“Acho que é uma injeção fundamental na economia para retomar o crescimento, ampliar o emprego e resolver o problema do gargalo da infraestrutura no país”, avaliou o líder do governo.
 
Pauta – No encontro da base aliada, além da pauta da semana, os lideres partidários fizeram um balanço da votação do PL 4330/04 que ocorreu na semana passada. Guimarães classificou de “reunião de concertação”, uma vez que a base votou dividida nessa matéria. Para ele, ficaram as lições que vão servir para a construção uma agenda positiva. 
 
“A principal  lição é que em matéria polêmica é necessário um afinamento maior entre a base, o governo e os  movimentos sociais. Portanto, ficam as lições, evidentemente, preservando todas as posições  ideológicas dos partidos”, afirmou. 
 
José Guimarães frisou que essa reflexão trouxe como desdobramento a reunião que ele vai ter, ainda hoje, com o vice-presidente da República, Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil)  e  Ricardo Berzoini (Comunicação) para discutir os pleitos das bancadas.  De acordo com Guimarães, os líderes partidários sugeriram também uma reunião entre o PT e o PMDB. Outro desdobramento importante, explicou, será o encontro do vice -presidente Michel Temer com os líderes das bancadas, no sentido de pacificar todas as agremiações. 
 
Guimarães disse ainda que na pauta de hoje, está prevista a discussão e votação as emendas do Senado ao projeto de lei (PL 7735/14), que prevê a regulamentação  do acesso ao material genético da biodiversidade. Entre outros pontos, o texto simplifica as regras para pesquisa de plantas e animais nativos, o que vai permitir incentivos à produção de novos fármacos, cosméticos e insumos agrícolas.
 
Benildes Rodrigues
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 18/9/2…