Home Portal Notícias Nomeação de Renato Janine Ribeiro para o MEC é elogiada e comemorada por petistas

Nomeação de Renato Janine Ribeiro para o MEC é elogiada e comemorada por petistas

5 min read
0

HORTA ZARATTINI MOLON MARGARIDA

A escolha do filósofo Renato Janine Ribeiro para comandar o Ministério da Educação, anunciada na sexta-feira (27), foi muito elogiada por parlamentares petistas. Professor titular de Ética e Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), Ribeiro foi membro da diretoria e do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), integrou o conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na opinião do deputado Fabiano Horta (PT-RJ), a opção foi “um grande acerto” do governo. “Essa escolha dá um sinal muito positivo para a base social que sempre partilhou do progressismo no Brasil e anseia pelos avanços que a educação brasileira precisa ter. Quando você traz do meio acadêmico alguém com esse respeito, com essa vivência, e coloca num ministério tão fundamental para o norte do segundo mandato da presidenta Dilma, estamos sinalizando para a sociedade que a educação é uma prioridade e ela precisa ser pensada por educadores e por gente que tenha compromisso com o setor”, ressaltou Horta.

A experiência e a visão de mundo do novo ministro foram destacadas pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP). “A nomeação do professor Janine foi muito boa e é uma decisão acertada da presidenta Dilma Rousseff porque coloca no ministério uma pessoa que tem intimidade com os problemas da educação e, além do mais, é uma pessoa que tem uma visão de mundo democrática, progressista e inclusiva, que é também a nossa visão de mundo”, comemorou Zarattini.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) considera “uma grande notícia para o Brasil” o anúncio do novo titular do MEC. “Trata-se de uma pessoa extremamente respeitada, um intelectual que conhece a vida acadêmica e já prestou grandes serviços à comunidade acadêmica e certamente dará uma grande contribuição para o avanço da educação em nosso País”, disse Molon.

Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG), a escolha de Janine superou as expectativas. “Um dos mais lúcidos intelectuais brasileiros. Consequente, ético e inovador. Podemos esperar um grande ministro”, comemorou Margarida, que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e preside a Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais.

O novo ministro vai tomar posse na próxima segunda-feira (6).

PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 605 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 605 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 18/10/…