Home Portal Notícias Luiz Couto defende “mudanças profundas” em sistema político-partidário

Luiz Couto defende “mudanças profundas” em sistema político-partidário

4 min read
0
LCoutoTribuna
Foto: Gustavo Bezerra
 
O deputado Luiz Couto (PT-PB) analisou em discurso no plenário da Câmara a crise do atual sistema político-partidário brasileiro  que “demanda  urgência na mãe de todas as reformas, que é a reforma política”. Enfatizou o deputado que “existe um clamor nacional para que os costumes políticos sejam oxigenados, mais transparentes, mais justos e menos onerosos”, disse.
 
“O sistema político brasileiro deve mudar. Este é o diagnóstico de todos aqueles que acompanham a política brasileira. De Lula a Fernando Henrique Cardoso, de José Sarney a Eduardo Suplicy, da ruralista Kátia Abreu ao líder sem terra João Pedro Stedile, todos apoiam a ideia de uma Reforma Política, um termo genérico para grandes alterações nas regras do sistema político. Mas que mudança cada um deles quer?”, questionou.
 
Segundo o deputado Luiz Couto, o PT é favorável a modificações profundas e não meramente cosméticas na reforma. “Daí por que defendemos uma Reforma Política que englobe as reforma partidária e eleitoral. Sem alterações substanciais nos mecanismos que regem a vida política nacional, continuaremos assistindo ao triste espetáculo dos escândalos sucessivos de corrupção, que minam o orçamento público e a credibilidade na classe política em geral”, disse.
 
Afirmou o deputado Luiz Couto que o PT propõe mudar as regras das eleições para melhorar o sistema político brasileiro, fortalecer a democracia e dar mais transparência ao processo eleitoral. Ele listou os principais pontos da reforma política defendidos pelo partido: voto em lista e fortalecimento dos partidos políticos; maior representação feminina em todas as instâncias da política nacional; financiamento público das  campanhas para equilibrar o processo eleitoral e criar um ambiente mais justo e democrático durante as eleições, dentre outros pontos. 
 
PT na Câmara
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Gleisi avalia eleições: “PT e esquerdas precisam se fortalecer para enfrentar o que vem por aí” 

Em entrevista concedida ao cientista político Alberto Carlos Almeida, a presidenta naciona…