Home Portal Notícias Erika destaca importância de vacinação contra HPV para erradicar câncer

Erika destaca importância de vacinação contra HPV para erradicar câncer

3 min read
0

erika plenario Salu

A deputada Erika Kokay (PT-DF) ocupou a tribuna da Câmara para destacar a importância da campanha de vacinação contra o HPV, que atinge as meninas entre 9 e 14 anos. Para ela, a vacinação talvez esteja construindo a primeira geração completamente livre do câncer de colo de útero. Lembrou a deputada que o câncer do colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Fica atrás apenas do câncer de mama e de brônquios e pulmões. Só em 2012, o câncer do colo do útero levou à morte 5.264 brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde.

“Penso que o Ministério da Saúde, ao fazer uma parceria de desenvolvimento produtivo, tem investido na transferência de tecnologia para o mercado nacional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária já garantiu o registro da vacina ao Instituto Butantan; que, com a transferência, passará a produzi-la nacionalmente”, informou.

“Parabenizo o Ministério da Saúde, o Governo Federal por termos esta campanha de vacinação que assegura que nós tenhamos as nossas meninas protegidas do câncer do colo de útero”, disse Erika.

A primeira dose da vacina, em março de 2004, quando houve a campanha nas escolas, alcançou 100% do público estimado. E todos os estudos apontam com a eficácia da vacina de 98% no combate ou no enfrentamento ao câncer, nas meninas que tomam as três doses, como está sendo previsto pelo Ministério da Saúde.

PT na Câmara
Foto: Salu Parente/PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lactantes pela Vacina: duas vidas salvas

Por Alexandre Padilha   No início do mês de maio soube pelas redes sociais do movimen…