Home Portal Notícias Andres Sanchez sugere projeto de aposentadoria especial para atletas

Andres Sanchez sugere projeto de aposentadoria especial para atletas

3 min read
0
andressanchez
Foto: Salu Parente
 
O deputado Andres Sanchez (PT-SP) apresentou projeto de lei complementar na Câmara que dispõe sobre concessão de aposentadoria especial aos atletas profissionais e semi profissionais de alto rendimento. Pela proposta, o atleta tem que comprovar tempo de contribuição no exercício dessa atividade por 20 anos.
 
Explica o deputado que os atletas profissionais e semi profissionais de alto rendimento são aqueles que se preparam fisicamente para praticar determinada modalidade esportiva. Seja qual for à atividade pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares, uma vez que todos são submetidos a intenso treinamento que ameaça a saúde física do atleta e, por isso, devem ser supervisionadas por especialistas da área da saúde desportiva. Este é o diferencial do atleta de alto rendimento para o esportista.
 
Ainda justifica o deputado que, diferente do que pensa o senso comum, a maioria dos jogadores de futebol são de famílias humildes, onde muitas vezes poderia nem ter condições para se alimentarem. Diz ainda que contratos milionários e altos salários fazem parte da rotina de uma parcela mínima de jogadores de futebol, que jogam nos grandes clubes nacionais e internacionais.  “A imensa maioria dos jogadores de futebol tem contratos reduzidos, ganham pouco, passam dificuldades”, afirma.
 
De acordo com um estudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgado em 2012, 82% dos jogadores de futebol brasileiros recebem até dois salários mínimos por mês e apenas 2% dos jogadores recebem mais de 20 salários mínimos.
 
“Ocorre que, só tem direito a aposentadoria quem contribui para a previdência social e, na maioria das vezes, os jogadores não contribuem e acabam ficando sem nada quando se aposentam”, justifica o deputado André Sanchez.
 
PT na Câmara
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Reforma da Previdência entra em vigor e pode ser o começo do fim da aposentadoria pública

Legislação proposta pelo governo Bolsonaro retira direitos, rebaixa benefícios e dificulta…