Home Portal Notícias Petistas coordenam luta pelo fortalecimento das universidades federais

Petistas coordenam luta pelo fortalecimento das universidades federais

7 min read
0
reitores
Foto: Gustavo Bezerra
 
Na presença de vários parlamentares, reitores de universidades federais, além de representantes de entidades ligadas aos trabalhadores e docentes de instituições federais de ensino superior, foi relançada nesta quarta-feira (11), na Câmara, a Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento das Universidades Federais. Coordenada pela deputada Margarida Salomão (PT-MG) e pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), o colegiado já conta com a adesão de 18 senadores e mais de 200 deputados.  
 
Para a deputada Margarida a pauta principal do colegiado nesse momento é conjuntural. Segundo ela, na Pátria Educadora não pode haver ajuste. “Na área da educação nós defendemos que o orçamento seja integralmente executado. Não só para as universidades federais, mas para a educação como um todo. No caso da execução do PNE (Plano Nacional de Educação), isso fica mais evidente, uma vez que das 20 metas 16 estão relacionadas a atividades das universidades federais”, ressaltou. 
 
Ao saudar as entidades, reitores e trabalhadores pela contribuição no fortalecimento e expansão das universidades nos últimos 12 anos de governo petista, Fátima Bezerra reafirmou os desafios que estão pela frente. “Agora precisamos consolidar os investimentos em curso e, à luz do novo PNE, implementar um novo ciclo de acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, é preciso que o Congresso Nacional faça seu dever de casa, aprovando o Orçamento Geral da União”, destacou.  
 
Durante o café da manhã, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)- e que serviu para promover o lançamento da Frente-, parlamentares, reitores e representantes de trabalhadores do setor debateram os principais tópicos na criação da Frente. Entre eles a ampliação, a interiorização a melhoria das condições de trabalho e o impacto das universidades federais no cotidiano da sociedade brasileira. 
 
Participaram do relançamento da Frente os deputados petistas Adelmo Leão (MG), Afonso Florence (BA), Angelim (AC), Henrique Fontana (RS), Jorge Solla (BA), Padre João (MG) e Paulo Teixeira (SP). Também estiveram no evento os senadores petistas Ângela Portela (RR), Paulo Rocha (PA) e Regina Sousa (PI). 
 
Já entre as entidades compareceram dirigentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra) e Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).  
 
Héber Carvalho e Assessoria da senadora Fátima Bezerra 
 
Ouça a Deputada Professora Marcivânia na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…