Home Portal Notícias Bancada do PT debaterá conjuntura econômica com ministro Joaquim Levy

Bancada do PT debaterá conjuntura econômica com ministro Joaquim Levy

7 min read
0
sibaentrevista
Foto: Gustavo Bezerra
 
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, terá reunião com a Bancada do PT na Câmara na próxima segunda-feira (2), às 19h. O líder da bancada, deputado Sibá Machado (AC), explicou que o objetivo é debater o portfólio da economia brasileira e a conjuntura econômica mundial. “Queremos debater as perspectivas da economia do País, os setores estratégicos e a pauta legislativa do governo no campo econômico”, disse o líder.
 
Sibá Machado disse que a reunião com Levy será a primeira de um ciclo de debates com ministros do governo. Também está na pauta do PT com a equipe econômica discussão sobre o teor das medidas provisórias (MPs 664 e 665), que mudam as regras de concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas.  Esses temas serão tratados com os ministros da Previdência, Carlos Gabas, e do Planejamento, Nelson Barbosa. O líder Sibá Machado disse que a apresentação didática de todos os pontos das medidas será fundamental para a bancada acompanhar a apreciação das MPs e defender a sua aprovação.
 
Sibá Machado destacou que foi muito positiva a reunião que os ministros das áreas relacionadas com as MPs fizeram, nesta semana, com os líderes da base aliada. “Foi explicado didaticamente cada item das medidas provisórias e demostrado que elas corrigem excessos e eliminam distorções. E eu vi líderes de vários partidos contentes com as explicações. Muitos, inclusive, já mudaram a opinião sobre as medidas e estão achando que elas devem ser aprovadas integralmente, sem alteração. Então, isso mostra que quando se conhecem as raízes das argumentações facilita-se a tramitação de qualquer matéria aqui no Congresso”, observou . 
 
Grandes Fortunas – O líder Sibá Machado anunciou ainda a articulação de um seminário com o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann. “Queremos discutir conjuntura, gestão e políticas públicas para que a nossa bancada possa fazer uma defesa muito forte do partido e do governo. Vamos avançar para que possamos também ser protagonistas, idealizadores e tomadores de iniciativas para o bem do Brasil”, disse. 
 
Uma das iniciativas estratégicas que a Bancada deverá retomar este ano, segundo Sibá, é a taxação das grandes fortunas no País. “Estamos conversando fortemente na bancada sobre a necessidade de retomar essa proposta , que não é defendida exclusivamente pelo PT. Líderes de outros partidos também estão discutindo e analisando essa possibilidade e nós gostaríamos de avançar neste tema para garantir não só justiça tributária como também criar condições para o  crescimento da economia do Brasil”.
 
O líder lembrou que tramitam na Câmara vários projetos regulamentando o Imposto sobre Grandes Fortunas, que é previsto no artigo 153 da Constituição. Entre eles o PLP 130/12, apresentado por um conjunto de deputados petistas. Pela proposta, a Contribuição Social Anual sobre Grandes Fortunas atingiria as pessoas físicas com patrimônio líquido superior a oito mil vezes o limite de isenção do Imposto de Renda. Pelo projeto ficam estabelecidas três alíquotas: a primeira – de 0,5% – para quem tem patrimônio líquido entre 8 mil e 25 mil vezes o limite de isenção do Imposto de Renda; a segunda – de 0,75% – para a faixa de 25 mil e 75 mil vezes; e acima desse valor, a alíquota seria de 1%.
 
O projeto apresentado pelo PT exclui do cálculo do patrimônio líquido o imóvel de residência do contribuinte; os instrumentos de trabalho do contribuinte em suas atividades profissionais; objetos de arte e de coleção; e os direitos para a pessoa física de propriedade intelectual ou industrial que permaneçam no patrimônio do autor.
 
 
 
Vânia Rodrigues  
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas representam contra presidente da Fundação Palmares por ofensas ao movimento negro e às religiões de matriz africana

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Erika K…