Home Portal Deputados Patrus Ananias (MG)

Patrus Ananias (MG)

5 min read
0
Patrus Ananias (MG)

Patrus Ananias de Sousa nasceu em Bocaiuva, no Norte de Minas Gerais, onde iniciou sua militância política e social no movimento estudantil secundarista. Foi eleito presidente do Diretório Estudantil de Bocaiuva em 1966, aos 14 anos, já então comprometido nas lutas democráticas e de resistência à ditadura. Participou do Movimento Nacional de Justiça e Não-Violência.

Em Belo Horizonte, para onde se transferiu em 1972, cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, foi advogado de sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais e associações comunitárias; lecionou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais a disciplina de Direito do Trabalho, e posteriormente de Introdução ao Estado de Direito.

Especializou-se em Poder Legislativo pela PUC Minas e é mestre em Direito Processual pela mesma instituição. Dirigiu a Editora PUC Minas em 2011 e o Instituto Jacques Maritain. Aprovado em concurso público de provas e títulos, tornou-se pesquisador da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Lecionou na Escola do Legislativo.

Participou do processo de construção do Partido dos Trabalhadores em 1986. Eleito vereador em Belo Horizonte, foi o relator da Lei Orgânica do município. Como prefeito da capital dos mineiros, realizou governo histórico, quando implantou o orçamento participativo, as políticas públicas de assistência social e segurança alimentar e nutricional; desenvolveu importantes ações nas áreas de educação, da saúde, da cultura, das obras públicas voltadas para o bem-estar da população, entre muitas outras iniciativas inspiradas no ideal do bem comum, da justiça social e da preservação do meio ambiente.

Eleito deputado federal em 2002, foi convidado pelo ex-presidente Lula para implantar o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome foi responsável pela implementação, entre outras políticas públicas, do Programa Bolsa Família, do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, dos Centros de Referência da Assistência Social, dos programas de restaurantes populares, das cozinhas comunitárias, dos bancos de alimentos; da consolidação do Benefício da Prestação Continuada. Contribuiu também para fortalecimento do Fome Zero.

Foi eleito novamente deputado federal em 2014. Assumiu, a convite da ex-presidente Dilma Rousseff, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde desenvolveu ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar, na perspectiva da agroecologia e do cooperativismo e da efetivação do princípio constitucional referente a função social da propriedade por meio da reforma agrária. Após o golpe que afastou a presidente constitucional, reassumiu o mandato de deputado federal.

Em 2018, foi reeleito deputado federal por Minas Gerais com 112 724 votos (1,12%).

Patrus Ananias de Sousa

Nascimento: 26/01/1952

Naturalidade: Bocaiuva (MG)

Profissão: Advogado e Professor

Gabinete 720 – Anexo 4 – (61) 3215-5720/54720/51720

twitt peq https://twitter.com/patrus_ananias

fb peqhttps://www.facebook.com/patrusananias13

internet http://www.patrusananias.com.br/

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Comitês de todo o Brasil preparam o mutirão Lula Livre

Neste sábado (25) e no domingo (26), os comitês Lula Livre espalhados pelo Brasil vão às r…