Home Portal Notícias Dilma inicia segundo mandato com encontros bilaterais

Dilma inicia segundo mandato com encontros bilaterais

2 min read
0

dilma-maduro-stuckert
Uma série de reuniões bilaterais marcou o início dos compromissos oficiais do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Na quinta-feira (1º), ela se encontrou com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com a diretora-geral da Unesco, Irina Bukova, no Palácio do Itamaraty.

Nesta sexta-feira (2), Dilma recebe, no Palácio do Planalto, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro; o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven; o vice-presidente da China, Li Yuanchao; e o presidente da Guiné Bissau, Mário José Vaz.

EUA – De acordo com a Casa Branca, Joe Biden parabenizou Dilma pela posse em nome do presidente norte-americano Barack Obama. Ele ressaltou a importância estratégica da relação Brasil-Estados Unidos.

Ainda segundo a nota, Biden e Dilma concordaram sobre a necessidade de trabalharem em uma parceria equitativa para o desenvolvimento de uma agenda robusta e ambiciosa de cooperação bilateral, regional e global renovadas.

Biden tem sido o interlocutor responsável por melhorar as relações com o Brasil depois do escândalo de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA). Em seu discurso de posse no Congresso, Dilma ressaltou a importância de aprimorar a relação com os Estados Unidos “por sua importância econômica, política, científica e tecnológica, sem falar no volume de nosso comércio bilateral”.

Agência PT
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Guimarães quer impedir suspensão da Lei Rouanet em cidades com lockdown

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), protocolou, nessa sext…