Home Portal Notícias Siraque despede-se de mandato e pede continuidade da luta em defesa do setor químico

Siraque despede-se de mandato e pede continuidade da luta em defesa do setor químico

3 min read
0
vanderleisiraque
Foto: Gustavo Bezerra
 
Em discurso de despedida na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (16), o deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) agradeceu a convivência construída ao longo desta legislatura e pediu aos seus pares que deem continuidade ao debate iniciado pela Frente Parlamentar que trata da Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil.
 
“É muito importante que um País que descobriu o petróleo da camada do pré-sal possa transformar esse petróleo em valor agregado, gerando produtos químicos, petroquímicos e plásticos no Brasil”, frisou Siraque. Para ele, ao agregar valores o país pode garantir “emprego, renda e promover o desenvolvimento econômico do Brasil, além do financiamento do Estado brasileiro”.
 
Vanderlei Siraque lembrou que muitas vezes o país exportador de petróleo nem consegue riqueza porque o petróleo que é importado, atualmente, retorna em forma de produtos derivados. Segundo o deputado, que não se reelegeu, o Brasil tem um déficit na balança comercial no setor químico e petroquímico de mais de 32 bilhões de dólares.
 
Para ele, se se for computada a importação de produtos que já vêm acabados para o Brasil, o déficit pode chegar a mais de 53 bilhões de dólares na balança comercial em toda a cadeia produtiva do setor químico, petroquímico e plástico do Brasil.
 
“Então, temos que incentivar que tanto o Governo quanto os empresários, os trabalhadores e os governadores de Estados produtores de petróleo implementem a pesquisa que foi realizada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e pelo BNDES”. O parlamentar se referiu à proposta encaminhada à Câmara, neste mês, que mostra os desafios do setor da indústria química, petroquímica e de plástico. 
 
Benildes Rodrigues
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líder do PT pede ao presidente do Congresso a devolução de Mensagem Presidencial que define vetos à lei do uso de máscara

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), solicitou ao presidente do C…