Home Portal Notícias Chef Alex Atala faz campanha em defesa de projeto de petista que contempla gastronomia

Chef Alex Atala faz campanha em defesa de projeto de petista que contempla gastronomia

3 min read
0
gastronomia
 
O projeto de lei (PL 6562/13) que visa reconhecer oficialmente a gastronomia brasileira como manifestação cultural recebeu um reforço importante. É que o chef Alex Atala, do Instituto Atá, lançou na quarta-feira (3) a campanha Gastronomia é Cultura. O projeto é de autoria do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG) e está em análise na comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.  
 
A campanha ganhou força com a ajuda de vários chefs de todo o Brasil. Ela consiste em fotografar o prato predileto de comida brasileira e desafia três pessoas para fazer o mesmo usando a hashtag  ‪#‎eucomocultura, nas redes sociais.  
 
Além disso, a campanha busca reunir um milhão de assinaturas para pressionar a aprovação do projeto no Congresso Nacional. As assinaturas devem ser recolhidas até fevereiro do próximo ano.
 
Segundo o deputado Gabriel Guimarães, “a gastronomia é parte integrante da história e da cultura de um povo. Assim, o nosso modo de comer e de preparar o alimento é característica essencial que nos distingue e nos define como brasileiros”. Trata-se, defende Guimarães, de “um dos alicerces da identidade nacional, devendo, portanto, ser apoiada, estudada, preservada e difundida como qualquer outra manifestação da nossa cultura”.
 
A proposta, se aprovada, vai permitir que pessoas e empresas doem ou patrocinem, com dedução no Imposto de Renda, eventos, pesquisas, estudos, publicações, criação e manutenção de acervos a regulamentação de ingredientes e receitas, e outras formas de preservar e difundir a gastronomia.
 
“Agradeço mais uma vez ao Chef Alex Atala por estar cumprindo este papel de embaixador do nosso projeto,” reconheceu o parlamentar.
 
Quem quiser assinar, pode fazer o download do formulário no site da campanha www.gastronomiaecultura.com.br, imprimir e enviar pelos Correios.
 
Késia Paos  
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Aprovada proposta do PT e do PSOL que garante prioridade para mulher chefe de família no auxílio emergencial

O plenário aprovou nesta terça-feira (2), o projeto de lei (PL 2835/20), do deputado José …