Home Portal Notícias Petistas pedem mais cidadania para portadores de deficiência

Petistas pedem mais cidadania para portadores de deficiência

3 min read
0

saguasmorais

Os deputados Luiz Couto (PT-PB), Fernando Ferro (PT-PE) e Ságuas Moraes (PT-MT) registraram em plenário a passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, instituído pela ONU. Na avaliação de Luiz Couto, é fundamental ampliar as condições de exercício da cidadania às pessoas com deficiência. “Facilitar sua inserção no mercado de trabalho e aprimorar os serviços públicos que lhes são oferecidos”.

Ainda de acordo com ele, as principais barreiras cotidianas a derrubar são de natureza arquitetônica, funcional e ideológica. “A acessibilidade deve ser promovida pelo Estado para que todos, sem exceção, possam usufruir de seus direitos com oportunidades iguais”, frisou o parlamentar do PT.

O deputado Fernando Ferro afirmou que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é um dia de afirmação da cidadania, democracia e estado de direito. “Expresso a minha solidariedade a todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa”.

Para Ságuas Moraes, a data “é uma possibilidade de reflexão para o compromisso dos homens pelo fim de qualquer forma de violência”.

Protesto – O deputado Luiz Couto também classificou como “vergonhosa” a situação vivida pela cadeirante Katya Hemelrijk, que precisou se arrastar pelas escadas de uma aeronave, da Gol Linhas Aéreas, para poder embarcar na manhã de segunda-feira (1º), quando seguia de Foz do Iguaçu, no Paraná, para São Paulo. Segundo a empresa, os equipamentos stair trac e ambulift – utilizados para o transporte de deficientes até o interior dos aviões – estava com defeito.

” Este fato foi relatado nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação, mostrando que mudar a consciência ou o modo de aceitar a deficiência não basta. Precisamos agir para que estas situações mudem”, afirmou Luiz Couto.

Gizele Benitz

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nota oficial do ex-presidente sobre a Covid

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou nesta quarta-feira (20) ao Brasil após …