Home Portal Notícias Especialistas discutirão em Brasília desafios e propostas para a política agrária brasileira

Especialistas discutirão em Brasília desafios e propostas para a política agrária brasileira

5 min read
0

betofarotribuna

A questão agrária brasileira será discutida em seminário, em Brasília, na próxima semana (dias 10 e 11). O evento tem como objetivo debater  os desafios e formular propostas para o setor agrário na atualidade, como as suas repercussões econômicas e sociais para o País.  

Organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Associação Brasileira  de Reforma Agrária (Abra) e pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), o evento contará com a participação do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria- Geral da Presidência da República). Serão também expositores  o secretário-geral da CNBB,  Leonardo Steiner, e o coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile.

Para o deputado Beto Faro (PT-PA), o seminário será uma grande oportunidade para debater os avanços ocorridos e as deficiências ainda existentes na questão agrária no País. “Avançamos muito nessa questão no Brasil, principalmente em relação à qualidade dos assentamentos, e na implementação das políticas públicas para os beneficiários da reforma agrária. Mas também teremos a oportunidade de discutir os avanços que ainda precisam acontecer”, destaca.

Segundo Faro, entre esses avanços está a desapropriação de mais terras para atender as famílias ainda acampadas. “O seminário deve apontar sugestões para ajudar o governo e o parlamento resolverem este problema”, acredita. 

Manifestações – O primeiro painel, marcado para o dia 10, às 9h30, tem como tema o movimento social por terra, trabalho e teto. Serão analisadas as recentes manifestações da Igreja sobre a reforma agrária no Brasil e em outros países, e a percepção sobre os temas por parte do atual governo brasileiro.

As políticas agrárias adotadas recentemente no País serão discutidas no segundo painel, marcado para as 14h, com a apresentação, entre outros, do professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann. Em seguida, às 15h, acontece o terceiro debate, que vai tratar dos clamores sociais e as questões territoriais, com depoimento de representantes dos segmentos sociais afetados pela expansão de grandes empreendimentos  econômicos nas áreas rurais brasileiras.

O segundo dia de seminário começa às 9h, com  painel sobre a questão agrária e as desigualdades. Guilherme Delgado, da Abra, será um dos expositores.

Os desafios e a proposta para o enfrentamento da problemática agrária serão discutidos no último painel, marcado para as 14h. Coordenado por Newton Gomes, da Abra, o objetivo é sintetizar as exposições e debates anteriores para apontar os desafios e as principais ações para a política agrária brasileira.

O evento será realizado no Hotel Nacional, em Brasília.

O seminário contará ainda com o apoio da organização não governamental Oxfam, que desenvolve ações de combate à pobreza no mundo.

Equipe PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lactantes pela Vacina: duas vidas salvas

Por Alexandre Padilha   No início do mês de maio soube pelas redes sociais do movimen…