Home Portal Notícias Fórum Legislativo de Direitos Humanos acontece na semana que vem com apoio do PT

Fórum Legislativo de Direitos Humanos acontece na semana que vem com apoio do PT

4 min read
0
direitoshumanosdezembroA comissão de Direitos Humanos e Minorias e sua Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, da Câmara dos Deputados, convidam para o Fórum Legislativo Nacional de Direitos Humanos: pelo direito à memória, à verdade e à justiça no próximo dia 11 de dezembro. Na mesma data acontecerá audiência pública sobre o relatório da Comissão Nacional da Verdade e ato político de encerramento do Ano da Democracia, da Memória e do Direito à Verdade. Todos os eventos acontecerão no Congresso Nacional.
 
Os deputados Assis do Couto (PT-PR), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Renato Simões (PT-SP) estão à frente da organização dos eventos. 
 
Esta será a 13ª edição do Fórum Legislativo, que já se tornou tradicional entre parlamentares vinculados aos Direitos Humanos nas esferas municipal, estadual e federal. Também estão sendo convidadas entidades da sociedade civil atuantes e interessadas nas questões em debate.
 
A escolha do tema central deste ano se justifica porque, na véspera, 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos –  será apresentado o Relatório da Comissão Nacional da Verdade. A criação dessa comissão e a produção do seu relatório foram determinadas por lei federal, com a finalidade de avaliar as violações cometidas por agentes públicos durante o regime de exceção, entre 1964 e 1985. 
 
Segundo o deputado Assis do Couto,  é oportuno que parlamentares e militantes na sociedade civil identificados com a afirmação do Estado Democrático de Direito e os Direitos Humanos avaliem o documento, debatam sobre os encaminhamentos que o mesmo possa ensejar e sobre os próximos passos na preservação da memória e garantia da justiça de transição.
 
Também justifica a temática o fato de que, acatando recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), a Câmara dos Deputados declarou que 2014 é o “Ano da Democracia, da Memória e do Direito à Verdade” e aprovou projeto de lei que cria o Dia da Memória, da Verdade e da Justiça. 
 
As atividades acontecerão no plenário 2 da Ala Nilo Coelho, do Senado Federal, no plenário 9, da Comissão de Direitos Humanos e no Hall de taquigrafia da Câmara. 
 
Mais informações pelos telefones 61.3216.6570 e 61.3216.6576 e pelo endereço eletrônico: cdh@camara.leg.br .
 
Assessoria da CDH
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Contrariando Bolsonaro, ministro da Saúde nega guerra química e recomenda isolamento

Ministro Marcelo Queiroga evita entrar em conflito com Bolsonaro na questão da cloroquina,…