Home Portal Notícias Audiência debate políticas públicas para pessoas com doenças reumáticas

Audiência debate políticas públicas para pessoas com doenças reumáticas

3 min read
0
erikagushta
Foto: Gustavo Bezerra
 
A Comissão de Legislação Participativa discute, nesta terça-feira (2), as políticas públicas de atenção às pessoas com doenças reumáticas. A deputada Erika Kokay (PT-DF),que solicitou o debate, ressalta que pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Previdência Social apontam que as doenças reumáticas representam a segunda maior causa das faltas ao trabalho no Brasil e de solicitação de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A audiência ocorrerá no plenário 4, às 14h30.
 
Ela destaca também que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), as doenças reumáticas atingem 10% da população mundial e cerca de 20 milhões de brasileiros, com manifestações em pessoas de qualquer idade. São mais de 120 doenças reumáticas catalogadas e 200 patologias associadas, que afetam ossos, articulações, músculos (incluindo coração, pulmões e rins, entre outros órgãos) e cartilagens.
 
Diante desses números, a parlamentar pediu a discussão do tema a presidente da Associação Brasiliense de Pacientes Reumáticos (Abrapar), Abigail Gomes Silva, o secretário da Anapar, Adriano Macedo Félix, a presidente da Anapar, Nilma Rodrigues de Oliveira, a subsecretária de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, Rosalina Aratani Sudo, o secretário de especial do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino dos Santos e o presidente da Sociedade de Reumatologia de Brasília (SRB), Cleandro Pires de Albuquerque. 
 
Agência Câmara
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Deputados criticam revisão de formulário autodeclatório para agricultor familiar

Deputados e representantes do setor questionam o excesso de informações exigidas e critica…