Home Portal Notícias Comitiva do PT recepciona rei africano e líder destaca aproximação dos povos

Comitiva do PT recepciona rei africano e líder destaca aproximação dos povos

3 min read
0

rei-nigeria

FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP) e a coordenadora do Núcleo de Parlamentares  Negros (NUPAN) da bancada petista, deputada Benedita da Silva (PT-RJ) recepcionaram nesta quarta-feira (26) o rei Oba Al Maroof  Adekunle  Magbagbeola, de Ifon, região da Nigéria, e sua esposa durante visita à Câmara. Também estiveram na recepção da comitiva real a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) e o deputado Luiz Alberto (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial.

O rei Al Marrof representa o povo Yorubá, um dos maiores da Nigéria  e, de acordo com o Líder do PT, deputado Vicentinho,  a visita ao Brasil do rei africano é um momento histórico para os povos de matriz africana. “E tem como principal objetivo fortalecer o intercâmbio,  a reaproximação do povo tradicional de matriz africana, sobretudo o que diz respeito ao povo da língua Yorubá, de suas origens nigerianas, cujas ligações foram cortadas durante a diáspora ocasionada pela escravidão”, disse.

Ao discursar durante a recepção à majestade, a deputada Benedita da Silva afirmou que a visita “visa estabelecer um tempo sem preconceitos, além de reconhecer os povos de matriz africana a partir do fortalecimento e consolidação dos princípios civilizatórios africanos frente aos conflitos que colocam a civilização negra em vulnerabilidade social e alimentar”.

Tramitação – O rei Adekunle também se reuniu com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), deputado Vicente Cândido (PT-SP) para conhecer o andamento do projeto de lei (PL 7447/10). A proposta, de autoria do deputado Luiz Alberto, estabelece diretrizes para as políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais.

O rei Al Marrof Adekunle, sua esposa e comitiva real também já visitaram  o Rio de Janeiro e São Paulo.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…