Home Portal Notícias Petistas homenageiam os mais de 25 mil pracinhas da FEB que lutaram na Itália

Petistas homenageiam os mais de 25 mil pracinhas da FEB que lutaram na Itália

3 min read
0
feb
Foto: Gabriela Korossy
 
Nesta quarta-feira (12) o plenário da Câmara dos Deputados foi palco de sessão solene em celebração aos 70 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Itália. A FEB, força militar brasileira de 25.334 homens, foi responsável pela participação brasileira ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) participaram da homenagem.
 
Arlindo Chinaglia, que presidiu a sessão solene, ressaltou a coragem dos pracinhas da FEB em meio a um complicado contexto político, diplomático e militar e que selava um compromisso irreversível com a defesa das instituições democráticas, em oposição ao nazismo e ao facismo. 
 
“O primeiro contingente que desembarcou em Nápoles entrou em combate em 15 de setembro de1944. Foram fustigados pelo frio e pela neve e, mesmo com falta de equipamento e pouco treinamento, os brasileiros somaram muitas vitórias e ao final da campanha aprisionaram milhares de soldados inimigos, um papel heróico dos pracinhas no fiel cumprimento do dever”, disse.
 
Para a deputada Erika Kokay, a participação da FEB constitui um dos mais gloriosos marcos da história do Brasil. “Saúdo cada um que foi representar o Brasil do lado da democracia numa das guerras mais cruéis. Estamos muito felizes pelo fato da biblioteca do Exército estar computando estes dados para que todos os brasileiros saibam o trabalho dos mais de 25 mil pracinhas brasileiros no enfrentamento ao nazismo na Itália,” afirmou.
 
“Em nome dos trabalhadores os meus agradecimentos a cada um dos aos pracinhas que lutaram em defesa da democracia, da liberdade e da humanidade fizeram com que nós nos orgulhássemos de ser brasileiros” finalizou a deputada Erika Kokay.
 
Késia Paos  

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bancada do PT apoia parecer sobre a MP 936, mas vai apresentar destaques para proteger trabalhadores

O líder do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), afirmou nesta quinta-feira (28), que a …