Home Portal Notícias PNAD aponta queda na taxa de desemprego; líder destaca valorização da classe trabalhadora

PNAD aponta queda na taxa de desemprego; líder destaca valorização da classe trabalhadora

3 min read
0
VICENTINHO-COMISSAO
 

A taxa de desemprego brasileira ficou em 6,8% no segundo trimestre de 2014, 0,3 ponto percentual menor que a dos três meses anteriores, divulgou nesta quinta-feira (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. No primeiro trimestre, a taxa havia subido 0,8 ponto percentual em relação ao fim de 2013, ficando em 7,1%.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), a queda no índice de desemprego demonstra o acerto da política do governo Dilma de valorização da classe trabalhadora.   “A partir dos aumentos salariais acima da inflação, o consumo cresce, aumentam os pedidos à indústria, a produção sobe e consequentemente resulta na criação de mais empregos. Portanto, essa ótima notícia é resultado de uma política perene que concilia a estabilidade econômica com a distribuição de renda”, explicou.  

Se comparada ao segundo trimestre do ano passado, a taxa caiu 0,6 ponto percentual, pois o indicador estava em 7,4%. A pesquisa também mostra o nível de ocupação da população, que se refere à porcentagem de pessoas que estavam trabalhando no período. Segundo o IBGE, a taxa estava em 56,9%, contra 56,7% do primeiro trimestre de 2014 e 56,9% do segundo trimestre de 2013.

Segundo o IBGE, no segundo trimestre deste ano, 92,1 milhões de pessoas estavam ocupadas e 6,8 milhões, desocupadas. No primeiro trimestre deste ano, o número total de desocupados era de 7 milhões e o de ocupados, 91,2 milhões. Já no segundo trimestre de 2013, essas parcelas da população somavam 7,3 milhões e 90,6 milhões.

A Pnad Contínua referente ao segundo trimestre tinha divulgação prevista para agosto deste ano, mas foi adiada por conta da paralisação parcial de servidores, entre maio e agosto. O resultado do terceiro trimestre será divulgado no final de dezembro.

Equipe PT na Câmara com Agência Brasil

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lactantes pela Vacina: duas vidas salvas

Por Alexandre Padilha   No início do mês de maio soube pelas redes sociais do movimen…