Home Portal Notícias Governo participa de seminário de políticas para agricultura familiar no Chile

Governo participa de seminário de políticas para agricultura familiar no Chile

4 min read
0
agriculturafamiliar
Foto: Tamires Kopp
 
O governo brasileiro participa de hoje até quarta-feira (5) do Seminário de Políticas Públicas e Agricultura Familiar na América Latina, em Santiago, capital do Chile. O evento faz parte das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Indígena e Camponesa (AIAFIC) e é organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
 
O evento traz propostas como a troca de experiência para a promoção e o fortalecimento do setor que atualmente é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) imprescindível para a segurança alimentar e nutricional e combate à fome no mundo.
 
As discussões vão dar continuidade à análise das políticas públicas para se construir um modelo que desenvolva a agricultura familiar na região, onde vivem 14,2 milhões de agricultoras e agricultores familiares. 
 
“O que se propõe é a consolidação de um modelo de produção que é tão importante pela geração de emprego, pela segurança alimentar e por ser uma forma de agricultura distribuída em todos os biomas”, explica o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do
Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, que representará o Brasil no seminário.
 
Durante a programação serão apresentadas as principais ações do governo brasileiro para o setor, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na safra 2014/2015, o programa conta com R$ 24,1 bilhões para financiar custeio e investimento em plantações e atividades pecuárias.
 
Para a deputada Luci Choinacki (PT-SC), Coordenadora da Frente da Agroecologia e Produção Orgânica, o convite ao Brasil é “um reconhecimento das nossas boas políticas de valorização da agricultura familiar”.
 
A parlamentar atribuiu o bom desempenho do setor aos governos Lula e Dilma que contribuíram significativamente para seu crescimento.
 
“Ao longo desses anos de governo do PT foram implantadas políticas para que se invista mais em agricultura familiar, como a instituição do MDA durante a gestão de Lula, que teve o sentido de defesa da agricultura familiar e valorização dos pequenos produtores.” 
 
 
PT na Câmara com MDA 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Coronavírus: PT denuncia Bolsonaro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), e o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) encaminharam …