Home Portal Notícias Comissão da Verdade apresenta relatório final em dezembro e deve pedir responsabilização de agentes da ditadura

Comissão da Verdade apresenta relatório final em dezembro e deve pedir responsabilização de agentes da ditadura

2 min read
0

cnv desaparecidos

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente a cada 10 de dezembro, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) apresentará o seu relatório final, em solenidade no Palácio do Planalto que contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

O texto base do relatório foi concluído na semana passada e o documento agora está sendo revisado. Parlamentares do PT na Câmara acreditam que a CNV irá propor a responsabilização criminal de agentes do regime militar que cometeram torturas e assassinatos entre 1964 e 1985. Além disso, a revisão da Lei de Anistia também deverá ser defendida pela CNV, acreditam petistas como  o deputado Luiz Couto (PT-PB).

“Até por uma questão de coerência, a CNV precisará pedir a revisão da Lei de Anistia, porque sem isso não será possível responsabilizar os torturadores e assassinos da ditadura”, entende o parlamentar paraibano, que já presidiu duas vezes a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

O relatório final da comissão vai listar e contar a história de 420 mortos e desaparecidos que serão reconhecidos oficialmente como vítimas do regime autoritário.

Diariamente a página da CNV no Facebook está fazendo uma recapitulação do trabalho do órgão, que começou a funcionar em maio de 2012. Confira:

https://www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Novo imposto de Guedes afeta setor de serviço e a sociedade; petistas querem explicação

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR) e o deputado Afonso Florence …