Home Portal Notícias Governo anuncia novas ações de combate à violência e ao crime organizado no país

Governo anuncia novas ações de combate à violência e ao crime organizado no país

3 min read
0
ZEduardoCardosoJus
Foto: Isaac Amorim
 
Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Justiça anunciou novas ações do Brasil Integrado, iniciativa lançada no segundo semestre com o objetivo de combater a violência e reduzir o crime organizado no País.
 
“Concluímos hoje a transferência de 11 presos de 4 estados do Nordeste para presídio federal”, declarou o ministro José Eduardo Cardozo em Brasília. A operação é parte de um ataque coordenado pelo governo federal para minar a atuação de organizações criminosas no território brasileiro.
 
De acordo com o ministro, os 11 presos transferidos hoje para a Penitenciária Federal de Campo Grande são acusados de assaltos a bancos e têm ligação com organizações criminosas. A preocupação do governo, de acordo com Cardozo, é impedir que as organizações se mobilizem para atuar em novos esquemas ilícitos: “Organizações criminosas tendem a buscar outros caminhos, pois elas não podem viver sem recursos.”
 
A primeira ação desenvolvida sob a bandeira do Brasil Integrado ocorreu no mês de setembro e mobilizou um efetivo de 9,6 mil entre agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Exército.
 
Durante os três dias da operação, o Brasil Integrado – Ação Nordeste realizou 72.493 abordagens, 1.014 barreiras policiais. Houve apreensão de 5,2 toneladas de explosivos, 1.405 munições, 112 armas de fogo 1.166 veículos de transporte – incluindo um avião.
 
O modelo adotado durante a Copa do Mundo credenciou a região Nordeste a receber o projeto piloto do Brasil Integrado, com seus quatro Centros de Comando e Controle regionais (CICCR).
 
Além do uso padrão dos CICCR, o Brasil Integrado prevê normativas comuns, acordos de cooperação, oficinas temáticas e alinhamento de estratégias e ações. O governo federal pretende ampliar o Brasil Integrado, alcançando todas as regiões do país, fortalecendo o controle das divisas interestaduais e intermunicipais.
 
Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Gleisi rebate editorial e lembra papel da Globo no golpe contra Dilma

A Rede Globo não sabe o que fazer com a crise que ajudou a criar no Brasil. Para além da a…