Home Portal Notícias Rui Costa se elege governador da Bahia em virada histórica

Rui Costa se elege governador da Bahia em virada histórica

4 min read
0
ruicosta
 
Com 96, 24% dos votos apurados, atualizado até 21h30 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo da Bahia, Rui Costa, venceu a disputa ao governo da Bahia em uma virada histórica não captada pelos principais institutos de pesquisa do País. Em ascensão fulminante, o petista ganhou com 54,21% dos votos válidos (3.413.429 votos), enquanto o candidato adversário do Democratas, Paulo Souto, obteve 37,54% (2.363.335). Os demais candidatos somaram 8,25% (519.335 votos). 
 
Rui Costa nasceu em Salvador, em 18 de janeiro de 1963. Filho de um metalúrgico e de uma dona de casa, Rui é formado em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  A trajetória política de Rui começou no Polo Petroquímico de Camaçari, no início da década de 1980, quando a indignação com as condições de trabalho o levaram cedo à luta sindical. Em um ano de trabalho, ele já frequentava as assembleias dos trabalhadores. 
 
Em 1985, Rui, com apenas 22 anos, foi um dos líderes da primeira grande greve que paralisou o Polo. Foi perseguido e injustamente demitido. Só conseguiu retornar ao trabalho três anos depois. Foi o recomeço da luta, dessa vez como parte de um movimento que se mostraria fundamental para a democracia brasileira: a criação de um partido dos trabalhadores. O PT, que Rui ajudou a construir. 
 
A liderança nas lutas no Polo levou Rui, naturalmente, à direção do Sindiquímica. Neste período, conquistou a confiança da categoria e foi eleito vereador do PT em 2000.
 
Em 2004, foi reeleito com o maior número de votos da bancada petista (quase nove mil). Nos dois mandatos de vereador, Rui Costa se firmou como uma liderança do PT na Câmara.
 
Convidado pelo governador Jaques Wagner, em janeiro de 2007, Rui assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do governo do estado.
 
Já em 2010, foi o candidato a deputado federal mais votado do PT no estado com mais de 212 mil votos. 
Novamente convidado pelo governador Jaques Wagner, assumiu em 2012 a chefiar a Casa Civil do Governo da Bahia.
 
Héber Carvalho 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…