Home Portal Notícias Caminhão-museu mostra luta agrária no Brasil

Caminhão-museu mostra luta agrária no Brasil

3 min read
0
sentimentosdaterra
 
A disputa social pautada pela reforma agrária no Brasil está representada de forma lúdica e interativa na exposição Sentimentos da Terra.
 
O caminhão-museu, projetado para abrigar a mostra itinerante, fica aberto à visitação, no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, desde o dia 3 até 6 de agosto. O projeto reúne acadêmicos, artistas e cineastas. A concepção cenográfica e a museografia são do designer e arquiteto Gringo Cardia.  
 
A iniciativa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O museu itinerante é fruto de um trabalho de quatro anos de estudos desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação em História, coordenados pela pesquisadora mineira Heloísa Starling.
 
Os conteúdos são apresentados de forma lúdica, em suportes que utilizam tecnologia de ponta, o que garante a atratividade da mostra. Tudo isso dentro de um caminhão que se desdobra e se transforma em um museu itinerante. Depois de Brasília, o Caminhão-Museu já tem passagem garantida por Mossoró (RN) e Marabá (PA), ainda neste ano. O cronograma das viagens pode ser acompanhado pela página “Sentimentos da Terra”, no Facebook.
 
O Caminhão-Museu Sentimentos da Terra está em circulação desde março de 2013, e visitou, no ano passado, cidades de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. A turnê de 2014 teve início no Rio de Janeiro, seguiu para Salvador e depois para Chapada Gaúcha, em Minas Gerais. Mais de 18 mil pessoas já visitaram a mostra.
 
Serviço
Exposição Sentimentos da Terra em Brasília
Data: De 3 a 6 de agosto
Local: Área externa do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios)
 
Visitação: 
Terça-feira, 5/08 – 13h às 20h       
Quarta-feira, 6/08 – 12h às 19h
 
Assessoria do MDA
 
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bolsonaro vai diminuir lista de doenças que dão direito a benefícios no INSS, denuncia Frei Anastácio

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) denuncia que Bolsonaro prepara mais um ataque co…