Home Portal Notícias Desemprego tem queda forte em junho no Recife e recua também no Rio, diz IBGE

Desemprego tem queda forte em junho no Recife e recua também no Rio, diz IBGE

4 min read
0

confeccao005

O desemprego teve forte queda na região metropolitana do Recife (PE), passando de 7,23% em maio para 6,2% em junho. Em igual mês do ano passado, a taxa era de 6,5% na região. No Rio de Janeiro, o desemprego caiu de 3,4% em maio para 3,2% em junho, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O contingente de desocupados (pessoas sem trabalho que estão tentando se inserir no mercado) teve queda expressiva em junho, no confronto com igual mês de 2013. O recuo foi de 24,3% em São Paulo e 40,3% no Rio de Janeiro, mantendo estabilidade em Recife e Belo Horizonte. Na comparação com maio de 2014, o contingente manteve-se estável em todas as regiões.

Estabilidade em São Paulo – Em São Paulo, a desocupação mostrou estabilidade, com taxa de 5,1% em junho, igual resultado observado em maio. E em Belo Horizonte, subiu a 3,9% em junho, contra 3,8% em maio, mas mesmo assim abaixo dos 4,1% registrados em junho de 2013.

Ainda em relação a junho de 2013, a taxa caiu 1,5 ponto percentual (pp) em São Paulo e 2,1 ponto percentual no Rio de Janeiro, mantendo-se estável em Recife e Belo Horizonte. Em junho de 2013, o desemprego da região metropolitana de São Paulo estava em 6,6%. No mesmo período, a taxa foi de 5,3% no Rio de Janeiro.

O IBGE informou também que não foram divulgados os dados de junho referentes às regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre porque as etapas de coleta, apuração, crítica, análise e avaliação da qualidade dos dados estão atrasadas, devido à paralisação dos servidores do instituto. “Posteriormente, em data ainda não definida, está prevista a divulgação dos dados completos do mês de junho”, acrescentou o instituto.

Dados regionais – Regionalmente, em junho de 2014 a taxa de desocupação (proporção de pessoas desocupadas em relação à população economicamente ativa, formada pelos contingentes de ocupados e desocupados) ficou estável em relação ao mês anterior em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo e apresentou queda de 1,0 ponto percentual em Recife.

Em relação a junho de 2013, a taxa caiu 1,5 p.p em São Paulo e 2,1 p.p no Rio de Janeiro, mantendo-se estável em Recife e Belo Horizonte.

Portal Brasil

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bolsonaro vai diminuir lista de doenças que dão direito a benefícios no INSS, denuncia Frei Anastácio

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) denuncia que Bolsonaro prepara mais um ataque co…