Home Portal Notícias Jesus Rodrigues defende conclusão de obras da eclusa de Boa Esperança

Jesus Rodrigues defende conclusão de obras da eclusa de Boa Esperança

3 min read
0

jesusrodrigues

Foto: Gustavo Bezerra

O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) defendeu em pronunciamento no plenário a conclusão das obras da eclusa da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, situada no município de Guadalupe, a cerca de 380 km da capital do estado do Piauí. Jesus Rodrigues participou da visita que a comissão especial que trata do projeto de lei  (PL 5335/09), de Transposição Hidroviária de Níveis, fez à Usina.

Na avaliação de Jesus Rodrigues, que é 2º vice-presidente da comissão especial, com a conclusão da eclusa haverá condições de escoar a produção do extremo sul do Piauí. “Teremos a condição plena de escoar a produção dessa região do Brasil chamada de Mapitoba — Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia —, uma região de grande produção de grãos, que poderia sair dali direto pelo rio Parnaíba, até o nosso oceano Atlântico, no Porto de Luís Correia, que também está em processo de construção”, explicou.

As eclusas, acrescentou o parlamentar petista, “ são imprescindíveis para a navegabilidade do Rio Parnaíba, que pode permitir o transporte de produtos a um custo muito inferior ao que é gasto hoje com o deslocamento pelas rodovias”, disse. A Usina de Boa Esperança foi inaugurada em 1970 e está sob a responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Recentemente, a comissão especial visitou a Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, única a operar eclusas no Brasil. No caso de Tucuruí, tanto a usina quanto as eclusas são administradas pela empresa Eletronorte. Ao final dos trabalhos, a comissão deverá proferir parecer ao PL 5335/09, que exige a construção de eclusas ou outros dispositivos de transposição de níveis já na construção das barragens destinadas à geração de energia elétrica.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Projeto susta ato do Executivo que reclassifica nível de toxicidade de agrotóxicos

O Projeto de Decreto Legislativo 616/19 pretende tornar sem efeito o ato do Ministério da …