Home Portal Notícias Prefeitos se reúnem em Brasília para 17° Marcha em Defesa dos Municípios

Prefeitos se reúnem em Brasília para 17° Marcha em Defesa dos Municípios

4 min read
0

marchaprefeitos

Foto: Agência Brasil

“Nós entendemos que os Municípios estão enfrentando dificuldades financeiras, assim como o país e o mundo; mas o Governo Federal está aberto para discutir saídas para essa crise, sempre” disse o Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Dominici, na abertura da17° Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios nesta terça-feira (13).

Ele representou a Presidenta Dilma Rousseff no evento que tem como tema central “a crise nos municípios e a conjuntura eleitoral”.

A principal reivindicação dos gestores municipais é um adicional de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), passando dos atuais 23, 5% para 25,5% do montante de recursos arrecadados pela União com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre a Renda (IR).

Segundo a Confederação Nacional de Municípios – entidade que organiza a Marcha – as desonerações do IPI promovidas pela União para aquecer a economia em período de crise econômica, vêm reduzindo as transferências constitucionais da União aos municípios.

“O Governo Federal não está fechado a negociações sobre esse adicional” destacou o representante do Palácio do Planalto. Antes de assumir a Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência, instância responsável pela interlocução da União com estados e municípios, Dominici foi prefeito de Franca (SP) e vice-presidente da CNM.

Ele ressaltou que como municipalista entende as reivindicações dos prefeitos. “A orientação no Governo Federal é promover cada vez mais espaços de negociação e diálogo” disse.

Um dos pontos altos deste primeiro dia de atividades foi o anúncio da instalação de uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 341 sobre a ampliação em dois pontos percentuais do FPM. O documento foi assinado no evento pelo presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves.

A Presidenta, que esteve presente em todas as Marchas desde o início do seu mandato em 2011, não compareceu por motivos de agenda. Dilma acompanhava as obras de transposição do Rio São Francisco.

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas representam contra presidente da Fundação Palmares por ofensas ao movimento negro e às religiões de matriz africana

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Erika K…