Home Portal Notícias Líder do PT homenageia Getúlio Vargas e cita luta em comum em defesa dos trabalhadores

Líder do PT homenageia Getúlio Vargas e cita luta em comum em defesa dos trabalhadores

4 min read
0

 

VICENTINHO-PLENARIO

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (14) sessão solene para lembrar os sessenta anos da morte do ex-presidente Getúlio Vargas, a serem completados em agosto, e os 69 anos de criação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ao discursar durante a sessão em nome do Partido dos Trabalhadores, o Líder da Bancada na Câmara, deputado Vicentinho (SP), ressaltou “os pontos em comum” entre o ex-presidente Vargas, o PTB e o PT. “São três instituições que pertencem a essa linhagem de proteção e estímulo ao desenvolvimento de todos os trabalhadores”, disse o líder.

Vicentinho lembrou que o PTB foi o primeiro partido de massas no Brasil e que o PT também adotou essa mesma tradição. “Nessas sete décadas de criação do PTB o saldo maior foi de lutas e conquistas em favor das causas populares. Herança esta que o PT se orgulhou de também se apropriar, pois seus fundadores entenderam que a arte da politica pressupõe o atendimento das reivindicações de todos os setores da sociedade e não apenas de um feudo encastelado nas teias do poder”, frisou.

Ainda de acordo com o líder petista, foi no governo Vargas que o trabalhador foi reconhecido pelo Estado como cidadão. “Em 1930, o governo constitucional de Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho e a questão social não é mais vista como caso de polícia, mas sim de política. Assim como o avanço da organização sindical, como resultado de muitas greves e mobilizações, os direitos trabalhistas são reconhecidos em leis e ampliados para a totalidade dos trabalhadores”, explicou.

Getúlio Vargas, acrescentou o líder do PT, foi, ao lado de Juscelino Kubitschek e de Luiz Inácio Lula da Silva, os maiores presidentes que o Brasil já teve. “A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) criada por Vargas foi o parâmetro basilar da dignidade do trabalho. O governo de Getúlio Vargas trouxe inúmeros benefícios à classe trabalhadora do Brasil e lançou as sementes que hoje frutificam em favor de toda a classe trabalhadora”, finalizou o deputado Vicentinho.

Gizele Benitz

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas criticam canetada que eleva salário de Bolsonaro e ministros em até 69% acima do teto

Em plena pandemia da Covid-19, com mais de 14 milhões de brasileiros desempregados e um au…